A importância das pessoas

Respirando sem aparelhos e com saúde financeira recuperada, o governo catarinense está autorizando concursos públicos para múltiplas áreas. Serão cerca de 2.300 vagas espalhadas em diversos órgãos da administração direta. Com a casa arrumada, também foi concretizada a nomeação de 796 servidores já aprovados em concurso público de provas. Somente na Secretaria da Fazenda irão assumir 79 auditores fiscais, oriundos do cadastro de reservas e 162 analistas da Fazenda, aprovados recentemente.
Com esse contingente, o quadro dos fiscais se equilibra diante de tantas demandas a serem sanadas. Por outro lado, o batalhão de analista, que há décadas não havia concurso, fará toda a diferença no defasado quadro que vem sendo ocupado, provisoriamente, por comissionados, terceirizados, estagiários e por alguns de carreira, mas em processo de aposentadoria. Mas esse pessoal não tem conseguido dar conta do recado. As nomeações, bem como o ingresso dos futuros concursados, farão a diferença melhorando a qualidade dos serviços prestados à sociedade, demonstrando quão importante são as pessoas.

Gestão de conflito
Acontece nos próximos dias 30 e 31, na sede do Sindifisco, em Florianópolis, treinamento sobre “Negociação e Gestão de Conflitos”, ministrado pelo professor Glauco Cavalcanti. O objetivo é aumentar a competência dos auditores fiscais, transformando-os em líderes de si mesmos, protagonistas nas mesas de negociação, sendo capazes de gerenciar suas mentes. E, ainda, tornar pessoas hábeis em lidar consigo e com os outros, especialistas em desenhar soluções criativas e que saibam costurar o fechamento de acordos difíceis com competência. Realmente, um curso de nível elevado. Participem…

Reta final para IR
Encerra na próxima terça, 31, o prazo para declaração de imposto de renda 2022. Ainda há tempo para os retardatários que não se dispuseram a efetivar a entrega. O atraso implicará em multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% sobre o valor do imposto devido. A expectativa da Receita Federal do Brasil é que 34,1 milhões entreguem a declaração. Também, data limite para quem tem imposto a pagar, quando será possível quitar a cota única ou a primeira parcela, por Darf (Documento de Arrecadação das Receitas Federais). Quanto às demais, podem ser pagas em débito automático. Atentem-se ao prazo final.

Academia de letras 
Amanhã, o amigo e auditor fiscal Oilson Carlos Amaral tomará posse na Academia de Letras de Palhoça, tendo como padrinhos a esposa, Flordelis Amaral, e o acadêmico, colega auditor fiscal, Luiz Carlos de Sousa. Autor de obras como “Deuses de Koan”, Amaral se motivará a desenvolver outras tantas em projetos. Os parabéns da coluna.

Parabéns, Tubarão 
Na próxima sexta (27), Tubarão estará completando 152 anos de fundação. As festividades vêm ocorrendo e, ontem, no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, que empresta o nome do artista-mor, onde muitas de suas ilustres obras encontram-se expostas à visitação, o acadêmico Lindomar Cardoso Tournier, por muitas décadas atuando no ramo farmacêutico, recebeu uma justa homenagem pela passagem do seu centésimo ano de nascimento. Oportunidade em que aproveitou para lançar sua mais nova obra, “A Carta”, um romance onde externa toda sua criatividade. Vale conhecer. O lema “Orgulho da nossa História” realça bem a restrita situação devido às intempéries: “Fala do orgulho da cidade por sua gente, que tem como principais virtudes a solidariedade e hospitalidade e que sempre se destaca em momentos de dificuldades como os de agora, de recuperação após os recentes alagamentos”. Viva!

Refletindo
“O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas”. William G. Ward. Uma ótima semana!

 

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC