site cap convenios 1

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) está promovendo a segunda edição do curso básico de captação de convênios federais, em parceria com a Fundação ENA. A capacitação é realizada virtualmente pela gerência de captação de recursos. As inscrições vão até dia 30 de março e os interessados devem enviar um e-mail para redemaisbrasil@sef.sc.gov.br com nome completo, órgão e e-mail.

“Tivemos muito procura na primeira edição e agora vamos atender aqueles que não puderam participar. O curso tem a premissa de atualizar os servidores que atuam com captação de recursos, abordando conceitos básicos, as principais aplicabilidades e facilidades para captação de recursos”, explica a secretária adjunta da SEF/SC, Michele Roncalio.

São seis módulos, divididos em 18 horas-aulas. “Ao final do curso o aluno terá visto todo o processo de captação via transferência voluntária, desde a legislação aplicada até a prestação de contas”, esclarece um dos coordenadores da capacitação, o auditor fiscal de Finanças Públicas, Gutemberg Salles Afonso.

Em 2021, as captações de recursos federais, incluindo convênios e emendas, somaram R$ 104,3 milhões, incluindo as contrapartidas. O crescimento, em comparação com o ano anterior, foi de 7% e, em relação a 2018, foi de 75%. Nestes dados não estão computados os repasses fundo a fundo, como é o caso da Saúde e SUS, por exemplo.

Via SEF/SC