milho 1

No mês de março, a arrecadação tributária do Estado de Santa Catarina registrou resultado positivo, com aumento nominal de 6,6% em relação ao mesmo mês de 2022. Considerando a inflação acumulada de 5,6% (IPCA), o número corresponde a um crescimento real de 1% na receita tributária total do último mês.

Conforme dados apurados pelo Sindifisco/SC, o setor com maior crescimento foi a agroindústria, que teve aumento de 39,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o ICMS registrou perda real de 1,2%, com arrecadação de R$ 2,8 bilhões, e o IPVA teve acréscimo nominal de 16%.

Segundo o diretor do Sindifisco/SC e gerente de Fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), Sérgio Pinetti, “mesmo com o percentual baixo, ainda podemos considerar que os resultados da arrecadação de março foram positivos, levando em conta os evidentes impactos da Lei Complementar 194/2022, que reduziu de 25% para 17% a alíquota máxima de setores como combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. Santa Catarina continua entre os Estados que mais geram empregos no país e com indicadores do PIB crescendo acima da média nacional”, afirma.

Setores
A arrecadação tributária por setores registrou aumento em diversas áreas. Além da agroindústria, o setor metal-mecânico teve aumento de 26,8%, seguido por medicamentos com 23,3% e transportes com 21,9%. Apesar do crescimento na maioria das áreas, o Estado teve queda em três setores: comunicações, com decréscimo de 28,3%, energia elétrica com queda de 25,9% e combustíveis e lubrificantes com perda de 16,2%.

Assessoria de Comunicação Sindifisco