TecnologiaBlumenauPatrickRodrigues.jpg 1

Comércio de SC cresce mais que a média nacional em janeiro

Santa Catarina alcançou em janeiro deste ano crescimento em volume de 5,2% do varejo ampliado – que inclui veículos e materiais de construção – na série com ajuste sazonal frente ao mês anterior, dezembro. Foi o quarto melhor resultado do país. Na comparação com o mesmo mês de 2022 cresceu 8,4% e no acumulado de 12 meses até janeiro, a alta ficou em 2,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.

O desempenho de SC ficou acima da média nacional, que alcançou no varejo apliado alta de 0,2% em janeiro frente a dezembro na série com ajustes, nos últimos 12 meses até janeiro teve alta acumulada de 0,5% e frente a janeiro de 2022 subiu 2,6%.

No varejo restrito, o comércio catarinense subiu 4,9% em janeiro em relação ao mês anterior e avançou 1,6% no acumulado de 12 meses até janeiro. A média brasileira nesse indicador foi de alta de 3,8% em janeiro frente a dezembro e de 1,3% no acumulado de 12 meses, segundo o IBGE.

Segundo o IBGE, as maiores altas registradas em SC no mês de janeiro frente ao mesmo mês de 2022 foram registradas em materiais de escritório e equipamentos de informática (52,1%), combustíveis e lubrificantes (27,9%), livros, jornais e revistas (12,5%), eletrodomésticos (8,7%) e veículos e peças (8,6%). Também tiveram resultados positivos os setores de hipermercados e supermercados (4%) e produtos farmacêuticos (0,6%).

As principais quedas ocorreram em móveis (-8,4%), materiais de construção (-5,7%), outros artigos pessoais e domésticos (-3,4%), e têxteis e vestuário (-1,6%).

Setores como combustíveis e supermercados avançaram em janeiro em função das férias, quando o Estado recebe alto fluxo de turistas, a maioria de automóvel. O salto em produtos para escritórios e livros resulta principalmente da preparação das famílias para a volta às aulas e de investimentos empresariais.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti