O auditor fiscal de Santa Catarina, Tiago Strapazzon Severo, é um dos finalistas da 4ª edição do Prêmio Tributare, a mais importante premiação nacional voltada ao reconhecimento de boas práticas em administração tributária. O projeto catarinense “Sistema de Detecção de Grupos Econômicos Irregulares: Inteligência Artificial para Combate à Elisão Fiscal no Simples Nacional” foi selecionado entre 31 iniciativas de todo o país, representando a excelência do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Fazenda de Santa Catarina.
O projeto desenvolve e implementa um sistema automatizado de inteligência fiscal, baseado em big data e inteligência artificial, para detectar grupos econômicos irregulares que utilizam fraudes para burlar os limites do Simples Nacional. A solução utiliza tecnologias avançadas de análise de dados para identificar padrões de comportamento e relacionamentos entre empresas que, de forma coordenada, buscam manter-se irregularmente no regime tributário simplificado.
“Hoje em dia não basta apenas transformar dados em informação, é necessária a inteligência fiscal para as melhores tomadas de decisão”, destaca Tiago Strapazzon Severo. O auditor utiliza sua experiência para desenvolver soluções inovadoras que combinam conhecimento tributário e tecnologia de ponta.
A seleção dos finalistas aconteceu após diversas reuniões da Comissão Julgadora, composta por especialistas de renome em questões tributárias. Além do projeto catarinense, foram selecionados como finalistas os projetos “A utilização de IA e o aumento da receita pública: Auditorias de ITCD nas transmissões por doação de quotas/ações empresariais” (Sefaz/MT) e “Atendimento Ágil CzRM SEFAZ-CE: Governança inteligente e experiência omnichannel na transformação do relacionamento Fisco-Contribuinte” (Sefaz/CE).
Os vencedores serão anunciados em cerimônia que será realizada no dia 18 de novembro, às 18 horas, no Brasília Palace Hotel, em Brasília (DF).
O Sindifisco/SC parabeniza o filiado Tiago Strapazzon Severo pela conquista e deseja sucesso na etapa final da premiação, que representa mais um reconhecimento da qualidade técnica e do compromisso dos auditores fiscais catarinenses com a inovação e a modernização da administração tributária.
Assessoria de Comunicação Sindifisco

