Papel da Contabilidade

A importância da contabilidade nas organizações, quer seja pública ou privada, é crucial para se obter dados nas tomadas de decisões. E vai além, como na garantia de conformidade fiscal e tributária, controlando os gastos e assegurando aos acionistas, colaboradores e sociedade a expansão do negócio, num verdadeiro ganha-ganha. Quando a cartilha não é seguida à risca, ocorrem problemas, como as fraudes contábeis, que não são poucas, independentemente do poderio econômico/financeiro. Há pouco, um desses, a serviço de um casal condenado a 38 anos por sonegação fiscal, elaborava contratos falsos em nome de laranjas, omitindo comunicação obrigatória aos órgãos oficiais. Felizmente, o mau caráter é suplantado pela esmagadora maioria de excelentes profissionais.
 

194771391124
Lecir Ghisi,  Marisa Luciana Schvabe de Morais, atual presidente, e Pedro Hermínio

Tubarão no comando
Amanhã o Conselho Regional de Contabilidade – CRC/SC realiza, em chapa única, a eleição para o biênio 26/27, onde, na composição, desponta o contador de Tubarão Lecir dos Passos Ghisi, sendo então o primeiro presidente com atuação e residência fora da capital. Seu contato com a contabilidade foi na adolescência, como office-boy, e lá se vão 40 anos de profissão, tendo exercido em momentos diferentes mandatos na presidência do Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região e da vice-presidência do CRC/SC. Atualmente na linha de frente no conselho de ética, Ghisi tem se destacado na postura firme, sem deixar de buscar o entendimento e restabelecimento da situação do profissional.

Parceiros da fiscalização
Na extensa pauta a perseguir durante a gestão que se inicia em 7 de janeiro, dentre tantas: capacitação e educação continuada, seminários regionais com temas atuais, reforma tributária, governança, sustentabilidade e inteligência artificial. O entrosamento profissional entre a classe contábil e a Secretaria da Fazenda é modelo no país. Com Ghisi no comando e os demais membros, o conselho e todo o corpo contábil, mais uma vez, estarão muito bem representados, assim como todos os profissionais, membros, e os cidadãos irão reconhecer a importância da contabilidade.

Refletindo
“Que se mantenha o lema da “Ordem e Progresso”, nos 136 anos de República, em 15 de novembro. Uma ótima semana!

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal aposentado da Receita Estadual de SC

“Este é um artigo de opinião, cujo teor é de inteira responsabilidade do autor, e não expressa necessariamente a opinião desta entidade, não sendo, portanto, por ela endossado.”