Apesar de a Covid-19 ter causado obstáculos relevantes para pessoas e para a economia, chama atenção em Santa Catarina e no Brasil o ritmo de abertura de novos negócios nessa fase. Levantamento da Neoway, empresa de tecnologia de Florianópolis, apurou que em SC, até fevereiro, o Estado tinha 954.464 empresas ativas. Dessas, 214.905 foram abertas desde o início da pandemia, 22,51% do total.

Em fevereiro, o Brasil tinha 19.713.573 empresas ativas que ofereciam 42.758.239 empregos diretos. Desse total, 4.292.843 foram abertas durante a pandemia, o equivalente a 21,77%.

Entre as novas empresas abertas em Santa Catarina nesse período, 75% são microempreendedores individuais (MEIs), que faturam até 81 mil por ano. O estudo da Neoway apurou também que no mesmo período foram fechadas em SC 81.320 empresas, das quais 44% eram MEIs. Das que fecharam, 33% eram de serviços diversos, 20,5% do varejo, 7,9% de alojamento e alimentação.

Segundo o CEO da Neoway, Kadu Monguilhott, tanto SC quanto o Brasil abriram mais empresas de varejo na pandemia. Ele avalia que esse setor precisa de mais soluções digitais para aquecer vendas online.

– Ao utilizar plataformas de inteligência de dados, as empresas conseguem oferecer uma melhor experiência ao seu público, aumentar as vendas e se manter competitivas no mercado, o que é um grande desafio em tempos de pandemia – diz o empresário.

Para Monguilhott, o uso de machine learning para identificar características do perfil de cliente e para analisar suas tendências de compras são alternativas para vender mais. Informações são enviadas aos clientes para impactá-los, considerando o perfil.

Via NSCTotal –Coluna Estela Benetti