Consumidores catarinenses enfrentarão mais uma pressão inflacionária no mês que vem: o reajuste da tarifa de água e esgoto da Casan. A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina (Agesan) autorizou ontem alta de 11,94%, que passa a vigorar a partir do dia 8 de agosto para todas as classes de consumo. O reajuste envolveu 8,954% da inflação oficial, Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses, mais variação de 2,99% do custo de energia. Os preços dos serviços e das infrações cobrados pela Casan terão reajuste de 8,95%. Neste grupo estão religação, deslocamento de ramal predial, instalação de ligação da água, inspeção de serviços, substituição de hidrômetros e outros.
     A Casan atende atualmente  201 municípios de Santa Catarina e um do Paraná.Segundo Silvio Cesar dos Santos Rosa, diretor de Regulação e Fiscalização da Agesan, que também exerce interinamente a diretoria geral, a concessionária havia solicitado reajuste de 13,24%. A decisão da agência foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado.
     Rosa explicou que a alta foi maior este ano devido aos reajustes da energia e inclusão da bandeira vermelha, o que pesou nos custos da Casan. No ano passado, a concessionária de água e esgoto teve autorizada apenas a variação da inflação, 7,27%.
     Como opera com serviço público, a companhia tem reajuste autorizado anualmente para cobrir custos de inflação e luz. Para o consumidor residencial é preocupante porque essa alta da água incide sobre produtos e serviços e isso provoca efeito cascata nos preços de um modo geral.

Via Clic RBS – Blog Estela Benetti