decio 1

Foto Bruno Collaço / Agência AL

A deputada federal Ana Paula Lima (PT), em parceria com o Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco/SC), trouxe o deputado federal Reginaldo Lopes, coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara Federal, à Santa Catarina para palestrar sobre o tema: “Os Rumos da Reforma Tributária: Perspectivas e Efeitos”.

O evento foi realizado nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Coordenado pelo presidente do Sindifisco, José Antônio Farenzena, teve a presença de representantes da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco),  Governo do Estado, Federação Catarinense de Municípios (Fecam/SC) e demais entidades, profissionais da área e comunidade.

Ana Paula destacou a urgência da reforma tributária para a economia justa e sustentável.  Segundo ela, a cobrança de tributação precisa ser mais eficaz.

– É preciso combater a desigualdade social e econômica, em um país onde mais de 30 milhões de pessoas passam fome e 1% da população concentra 50% da riqueza. Hoje os mais pobres pagam mais impostos e nós temos que avançar para modernizar a política tributária que está ultrapassada.

A parlamentar afirma, ainda, que a mudança proposta segue o modelo já existente em 150 países.

– Temos confiança de que estamos no momento certo para o Brasil dar este grande e coerente passo rumo à distribuição de renda e às potencialidades do país, com perspectivas reais de crescimento e amadurecimento da economia.

Além de desburocratizar o sistema e retirar o imposto em cascata, o deputado federal Reginaldo Lopes explicou que a Reforma Tributária vai facilitar não apenas aos Estados e país, mas vai deixar transparente o que o cidadão paga de imposto direto no consumo.

– A substituição de cinco tributos o ISS, ICMS, PIS, Cofins e IPI em um imposto único, o Imposto sobre Bens e Serviço (IBS) por Valor Agregado (IVA) vai simplificar a tributação e acelerar o progresso brasileiro.

Via Upiara Online