iprev

Os aposentados e pensionistas do Estado receberão no fim de janeiro o primeiro pagamento com redução do desconto de 14% nas aposentadorias. Segundo o Instituto de Previdência (Iprev), a contribuição mensal vai diminuir R$ 210 a partir deste mês, para todos os servidores aposentados.

A alíquota foi revisada em dezembro, em projeto de lei aprovado pela Alesc e sancionado pelo governador Jorginho Mello (PL). Com a alteração, o limite de isenção passou para dois salários mínimos. Quem recebe mais, tem redução proporcional do desconto. O limite subirá para três salários mínimos até 2026, de forma escalonada.

– A redução escalonada de contribuição vai dar a oportunidade a essa categoria de ter mais dinheiro no bolso. Essa iniciativa visa contribuir para uma maior qualidade de vida e bem-estar – diz o novo presidente do Iprev, Mauro de Oliveira.

As discussões sobre a redução da alíquota mobilizaram os servidores, e a proposta do governo teve resistência dos sindicatos, que pediam isenção até o teto do INSS, de R$ 7,5 mil.

Fonte: Nsc Total- Coluna Dagmara Spautz