A arrecadação estadual em Santa Catarina registrou um aumento de 10,82% durante o ano passado.  A receita total atingiu em R$ 38.888.891.792,71, contra R$ 35.447.583.972,89 de 2018.

O relatório final da Secretaria da Fazenda informa que o déficit previsto no início do ano passado era de 2,5 bilhões de reais. A previsão no final dos dados é de redução para um bilhão de reais.

Outra informação da Fazenda: “As transferências voluntárias celebradas entre a União e o Estado somaram, em 2019, R$ 83 milhões, 38% a mais que em 2018. O incremento se deve, principalmente, ao esforço dos órgãos e entidades estaduais, além da capacitação de 487 servidores para captação dos recursos pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), sem ônus para o Poder Executivo, contribuindo para o sucesso do resultado.”

Inexplicável para deputados estaduais, como o líder MIltom Hobus, é que o orçamento de 2020 fixou a receita em quase 29 bilhões de reais e a despesa em 29 bilhões e 723 milhões de reais, com déficit previsto de 804 milhões.

Por que a previsão de receita para este ano é menor do que todo o arrecadado em 2019, em mais de 9 bilhões de reais, não houve explicação no executivo e no legislativo.

Via NSCTotal – Coluna Moacir Pereira