dinheiro 5

Nível de arrecadação mostra alta atividade apesar da pandemia

Santa Catarina encerrou o mês de maio com arrecadação de R$ 2,98 bilhões. Esse resultado está dentro da média de meses anteriores embora signifique um salto de 59,2% frente ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, é preciso considerar que a variação é alta devido a média baixa de 2020 em função da pandemia.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviçoso (ICMS), que responde pela maior parte da arrecadação, somou R$ R$ 2,33 bilhões e teve acréscimo de 65,2%. Os maiores resultados positivos no mês foram no setor de automóveis e autopeças (309,6%), indústria têxtil (143,9%), construção (79,7%) e redes de varejo (91,1%). Outras altas expressivas foram do setor de combustíveis (74,3%) e da agroindústria (64,3%).

O presidente do Sindicato dos Fiscais da Fazenda (Sindifisco), José Farenzena, afirma que a alta da arrecadação também resulta do arrocho na fiscalização que, está utilizando um novo sistema de controle, o Malhas Fiscais. Para ele, o aumento da arrecadação também mostra a recuperação econômica do Estado, apesar da pandemia.

O Sindifisco também analisa o desempenho regional da fiscalização fazendária. Segundo o auditor fiscal Sérgio Pinetti, em maio, a arrecadação das regionais cresceu 115,6%, resultado de ações de monitoramento e fiscalização.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti