Nesta fase de recessão no país, é grande a atenção para a receita tributária do Estado. No mês de agosto, segundo apuração da Secretaria de Estado da Fazenda, foi registrado crescimento de 8,32% frente ao mesmo mês de 2014, mas ficou abaixo da inflação acumulada, o que é considerado um resultado negativo pela pasta. No período de janeiro a agosto, a arrecadação estadual registrou crescimento acumulado de 7,63%, contra inflação de 9,56%. Conforme a Fazenda, a meta para o ano 10,5% ainda não foi alcançada. Os outros meses negativos foram fevereiro, março e junho.

– Os quatro últimos meses do ano são tradicionalmente um período de crescimento na arrecadação, mas as projeções podem ser alteradas diante da instabilidade da economia nacional – afirma o secretário Antonio Gavazzoni.

Ao mesmo tempo em que tenta alcançar a meta planejada, a Fazenda arrocha a fiscalização para evitar sonegação e outro tipo de evasão. Nesse campo, o resultado é positivo. Numa reunião com o colegiado do governo, ontem, Gavazzoni deixou clara a importância da fiscalização rígida para obter os resultados.

– Este ano teremos o maior volume de operações da história de Santa Catarina – afirmou.

Ano passado a pasta teve um recorde de 140 fiscalizações. Este ano, até o final do mês passado, foram realizadas 231 operações. Por isso a expectativa de superar o ano passado. A diretoria de Administração Tributária programou 150 para o ano. O secretário explica que não há segredo, nem caça às bruxas. Os fiscais cobram apenas o dinheiro que é do Estado, ou seja, está previsto nas alíquotas tributárias.

Via Clic RBS – Blog Estela Benetti