01 5

O Índice de Atividade Econômica Regional de Santa Catarina (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central, registrou no mês de maio crescimento de 3,5% na comparação com o mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador teve queda de 9,3% e, no acumulado do ano recuou 5,1%.

Santa Catarina teve o segundo melhor resultado do país em maio frente a abril, atrás somente do Rio Grande do Sul que alcançou 8,1%. A apuração dos dados junto ao Banco Central foi feita pelo Observatório da Indústria de SC, da Fiesc.

Considerado uma prévia do PIB, o IBCR é calculado com base nas atividades de indústria, comércio, serviços e agropecuária. SC registrou crescimento em todos esses setores econômicos na passagem de abril para maio, com bons números, principalmente do comércio e serviços em maio, segundo o IBGE. 

No caso do comércio, o setor liderou o crescimento nacional frente ao mesmo mês de 2019 e no caso dos serviços, também obteve liderança, mas no comparativo com o mês imediatamente anterior. 

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti