Objetivo é trocar experiências sobre os procedimentos feitos pelos profissionais das duas instituições

Auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda fizeram uma visita técnica à alfândega da Receita Federal no Porto de São Francisco do Sul nesta quarta-feira, 10. Os servidores das instituições trocaram informações a respeito do procedimento da Receita Federal em relação às importações, como prazo de permanência das mercadorias no recinto alfandegado, percentual de liberação automática de importação, detecção de fraudes, entre outros.

A equipe do GESCOMEX expôs o funcionamento do Sistema Eletrônico de liberação de importação de mercadorias da SEF (Siscomex) e a política de incentivo à movimentação dos portos catarinenses. Também estiveram em pauta os processos de exportação – especialmente a remessa para formação de lotes para exportação, uma vez que o Porto de São Francisco opera com exportação de granéis como soja e milho e importação, também de granéis, especialmente fertilizantes.

“Já estamos agendando uma visita em agosto à alfândega do Porto de Itapoá, que faz parte do Complexo do Porto São Francisco”, destaca Lenai Michels, coordenadora do GESCOMEX. Também participaram da reunião, os integrantes do GESCOMEX em Joinville, o gerente regional e a assessora da Gerência Regional da Fazenda Estadual em Joinville, Olandio Hornburg e Elidia Piekarzewicz, o inspetor da Receita Federal em São Francisco do Sul, Tsuyoshi Ueda, e a chefe da seção de administração aduaneira do Porto, Luciana Guazzelli Soligo.

Via SEFAZ/SC