SEF 1

Visita técnica teve o objetivo principal de apresentar ao NEAC e ao SIMAF os melhores exemplos de auditoria contábil desenvolvidos pela Gerência de Auditoria Contábil de Goiás

Práticas bem-sucedidas implementadas pela Secretaria de Estado da Economia de Goiás vão servir de referência para a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) nas atividades de auditoria contábil. Os trabalhos realizados pelos goianos foram acompanhados de perto pelos auditores fiscais Alana Diodato, Vinicius Falsarella e Júlio Fazoli, que são responsáveis pelo Núcleo Estratégico de Auditoria Contábil (NEAC) e pelo Sistema de Monitoramento e Análise Fiscal (SIMAF) da Fazenda em Santa Catarina.

A visita técnica ocorreu entre os últimos dias 7 e 8 de maio, com o objetivo principal de apresentar ao NEAC e ao SIMAF os melhores exemplos de auditoria contábil desenvolvidos pela Gerência de Auditoria Contábil de Goiás (GEAC), que se destaca como referência nacional nessa área. Os trabalhos foram desenvolvidos em conjunto com a Gerência de Prospecção de Auditorias (GPRO), que compartilhou experiências na metodologia de análise e seleção de empresas a serem auditadas.

Foram discutidos tópicos como a análise de demonstrações contábeis, procedimentos de grandes auditorias contábeis-fiscais realizadas, índices contábeis relevantes, aspectos das legislações tributárias envolvidas, procedimentos de transferência de sigilo bancário, entre outros.

A agenda proporcionou a identificação de oportunidades de melhoria, assimilação de técnicas e estratégias, inspiração para a inovação e o aumento exponencial da eficiência na implementação de novos processos, evitando erros e desperdícios de recursos.

As reuniões em Goiânia tiveram a coordenação do gerente Vanildo Soares e do auditor André Evangelista, ambos da Gerência de Auditoria Contábil (GEAC) da Secretaria de Economia. Também participaram da recepção o superintendente de Controle e Auditoria, auditor fiscal Marcelo De Mesquita Lima, além do auditor fiscal William Coelho, responsável pela Gerência de Prospecção de Auditorias (GPRO).

Via SEF/SC