50

A cartilha Balanço Cidadão, que resume a prestação de contas do Governo de Santa Catarina em ilustrações, foi apresentada como um case de sucesso da educação fiscal na abertura do USP International Conference on Accounting, nesta quarta-feira (26), em São Paulo. Considerado um dos mais importantes eventos de Contabilidade da América Latina, o encontro é organizado pela USP com o apoio do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (Comsefaz).

Em um painel voltado a iniciativas que estimulam a transparência e o controle social, a diretora de Contabilidade e Informações Fiscais (DCIF) da Secretaria de Estado da Fazenda, Graziela Luiza Meincheim, defendeu que as publicações não devem servir apenas para dar publicidade às contas públicas. Para Graziela, os instrumentos de transparência devem garantir e incentivar a participação social para a melhoria das políticas públicas.

Elaborado sob a coordenação da DCIF, o Balanço Cidadão é uma ferramenta usada na aproximação junto a professores e alunos para disseminar a educação fiscal e subsidiar a melhoria do conteúdo em futuras publicações.

“Entendemos que, para chegar nos jovens, era preciso falar a linguagem deles. E usando o storytelling, o Balanço Cidadão tem o uso muito forte da linguagem informal. Contamos uma história e introduzimos dados sobre finanças públicas, explicando a forma como aquele recurso foi aplicado. Assim, o universo das finanças públicas fica mais próximo das pessoas”, explica.

Experiências dos governos da Bahia e do Rio Grande do Norte também foram compartilhadas para mostrar como os gestores daqueles Estados buscaram envolver a sociedade para facilitar o acesso do cidadão às informações fiscais. A programação do evento continua até sexta-feira (28).

Com informações do Comsefaz

Via SEF/SC