BMW e governo de SC 02 944x531 1

Plano para SC é comunicado após a empresa anunciar investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil, com ênfase em tecnologia

O BMW Group, que acaba de completar 10 anos de produção de automóveis em Santa Catarina e de anunciar investimentos de R$ 1,1 bilhão no Brasil até 2028, estuda instalar no Estado uma área de pesquisa e desenvolvimento voltada à tecnologia. A informação foi comunicada pela diretora de relações institucionais da companhia no Brasil, Gleide Souza, aos secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett; mais o diretor de Atração de Investimentos da Invest SC, Rodrigo Prisco Paraiso, em reunião nesta sexta-feira, em Florianópolis.

Gleide Souza veio acompanhada de executivos do setor de tecnologia da empresa para essa reunião com representantes do governo catarinense. De acordo com o governo de SC, ela informou também que a nova área de desenvolvimento tecnológico deverá gerar 150 postos de trabalho diretos no curto prazo e poderá chegar a 500 no futuro.

Esse novo plano está em sintonia com o que o diretor global de produção e conselheiro de administração do BMW Group, Milan Nedljkovic, disse em São Paulo para a imprensa dia 04 deste mês, quando informou sobre os investimentos.  Ele destacou que os recursos serão destinados para novos modelos, atualização tecnológica e fortalecimento de tecnologias desenvolvidas no Brasil.

Durante os eventos comemorativos aos 10 anos da fábrica de Araquari, em Santa Catarina, no dia 3 de outubro (2024), a diretoria da companhia informou que já fora produzidos em SC mais de 100 mil veículos desde que a unidade iniciou atividades. Atualmente, ela responde por quase 70% de todas as unidades vendidas no Brasil.

No encontro desta sexta, o secretário Cleverson Siewert falou aos executivos da montadora sobre as perspectivas econômicas do Estado e Marcelo Fett destacou os diferenciais e potencial do ecossistema de inovação locais. Rodrigo Prisco apresentou indicadores socioeconômicos de SC.

Para Marcelo Fett e Rodrigo Prisco, foi uma emoção especial receber novamente a Gleide Souza porque eles participaram da equipe que negociou a vinda da montadora para Araquari, Santa Catarina, decisão que foi anunciada em 2011.

–  Quem passa na frente e admira o imponente parque fabril em Araquari normalmente não consegue imaginar as dificuldades e os obstáculos que tivemos que superar. Sem dúvida, o maior e mais incrível projeto que tive a honra e o privilégio de participar – comentou Marcelo Fett.  

De acordo com o secretário de Ciênica e Tecnologia, essa decisão de mais investimentos da BMW mostra o potencial diferenciado de  Santa Catarina, em especial em desenvolvimento tecnológico.

Uma tecnologia para abertura de portas de veículos, desenvolvida pela BMW em SC, é usada globalmente pela empresa.

Via NSCTotal – coluna Estela Benetti