Ainda no segundo mês de 2024, segundos dados do BC, o ingresso líquido do Investimento Direto no País somou US$ 5,012 bilhões

O Brasil registrou déficit em suas transações correntes de US$ 4,373 bilhões em fevereiro, conforme divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Central (BC). No mesmo mês de 2023, o saldo da conta corrente foi negativo em US$ 4,355 bilhões.

No acumulado de 12 meses, a diferença entre o que o país gastou e o que recebeu nas transações internacionais relativas a comércio, rendas e transferências unilaterais foi de um saldo negativo de US$ 24,705 bilhões, o equivalente a 1,11% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado pela autoridade monetária.

Ainda no segundo mês de 2024, o ingresso líquido do Investimento Direto no País (IDP) somou US$ 5,012 bilhões. Um ano antes, o IDP tinha somado US$ 7,168 bilhões.

Fazem parte do IDP os recursos destinados à participação no capital e os empréstimos diretos concedidos por matrizes de empresas multinacionais as suas filiais no país e vice-versa. O retorno de investimento brasileiro no exterior também integra essas estatísticas.

Nos 12 meses encerrados em fevereiro, o IDP somou US$ 62,006 bilhões, ou 2,8% do PIB, contra 2,92% do PIB vistos no mesmo período de 2023. O montante é mais do que suficiente para cobrir o déficit em conta corrente de 1,11% do PIB nos 12 meses.

O BC apontou ainda que a remessa líquida de lucros e dividendos das empresas para o exterior ficou em US$ 2,923 bilhões em fevereiro, contra US$ 2,490 bilhões um ano antes.

Os investimentos estrangeiros em carteira tiveram saída líquida de US$ 1,324 bilhão no período. Em fevereiro de 2023, por sua vez, houve entrada de US$ 1,078 bilhão. No mercado de renda fixa, entraram liquidamente US$ 766 milhões em fevereiro. Considerando apenas as negociações no país nesse segmento, o resultado foi negativo em US$ 857 milhões.

As novas emissões de dívida externa de médio e longo prazo por empresas privadas e estatais somaram o equivalente a 210% das amortizações vencidas ao longo do segundo mês de 2024. Rolagem abaixo de 100% mostra que as novas colocações foram insuficientes para cobrir todos os pagamentos. Um ano antes, a taxa de rolagem havia sido de 104%.

Para empréstimos tomados diretamente, ou seja, sem emissão de títulos no mercado internacional, o BC apurou taxa de rolagem de 165% em fevereiro (99% em fevereiro de 2023). Para emissões envolvendo lançamento de títulos, como bônus, “notes” e “commercial papers”, o percentual foi de 2.334% no período (342%).

Já o fluxo de investimentos estrangeiros em ações via bolsas de valores resultou em saída de US$ 2,257 bilhões no mês, considerando tanto aplicações via bolsa brasileira quanto via Bolsa de Nova York.

Gastos dos turistas

Os brasileiros gastaram em viagens internacionais US$ 1,052 bilhão em fevereiro, contra US$ 868 bilhão no mesmo mês de 2023. Já os estrangeiros que estiveram no país deixaram US$ 673 milhões, contra US$ 529 milhões um ano antes. Assim, houve déficit na conta de viagens de US$ 379 milhões no período, contra US$ 339 milhões de igual período do ano anterior.

Fonte: Valor Econômico – Via Fenafisco