WhatsApp Image 2023 08 31 at 17.22.11

Valor operacionalizado pelo banco é 40% maior se comparado ao mesmo período do ano passado

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) chegou à marca de R$ 3 bilhões em movimentação de negócios na região Sul em 2023. O valor em operações (R$3,06 bilhões) é superior ao registrado no mesmo período de 2022, quando o banco contabilizou R$ 2,1 bilhões. O crescimento superior a 40% reforça a representatividade da instituição financeira no desenvolvimento da Região Sul.

Entre os setores atendidos pelo BRDE, a Indústria chega a 27,9% do total realizado em operações até o momento, seguido do setor de Comércio e Serviços com 27%, em seguida Infraestrutura com 26,9% e Agropecuária com 18,1%.

“O BRDE historicamente ocupa um espaço importante de apoio e parceria para os setores da nossa economia. Neste ano, o banco conquista ainda mais expressão com valor recorde em operações. Importante destacar o crescimento dos números, mas sobretudo a presença do BRDE em todas as atividades econômicas. Estamos mais perto para oferecer crédito e soluções. Além disso, como Banco Verde queremos ajudar a desenvolver de forma sustentável e com mais qualidade de vida o Sul do Brasil”, destaca o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing.

As operações realizadas para micro, pequenas e médias empresas representam 42,5% do total realizado entre janeiro e agosto deste ano no BRDE. “Nosso papel é atender necessidade do mercado e estarmos alinhados às diretrizes do governo do Estado. Os últimos anos possibilitaram ao banco uma capacidade significativa de operação para atender aos micros e pequenos empresários. A intenção é estar mais perto de quem precisa do BRDE”, menciona o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani.

Apoio aos setores

Entre os programas do banco para atender cada tipo de negócio, o “Mais Energia Sustentável é BRDE” lidera com valor em contratações que chegam a R$ 698,9 milhões. O programa atende implantação, modernização ou repotencialização de unidades geradoras de energia hidráulica, solar, eólica e demais energias renováveis, assim como a aquisição de turbinas, geradores fotovoltaicos, aerogeradores e outros equipamentos para geração de energia e capital de giro associado, assim como projetos que visem a eficiência energética das empresas com redução e otimização do consumo de energia.

As operações realizadas por meio do Programa “Mais Inovação é BRDE” contabilizam R$ 422,4 milhões. Entre as áreas atendidas estão desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, bem como o aprimoramento dos já existentes; investimentos fixos na modernização das instalações de empresa inovadora; aquisição, no mercado interno, de softwares e serviços correlatos desenvolvidos no Brasil; além de gastos com matéria-prima e materiais de consumo, gastos com equipe e treinamentos, serviços de consultoria, entre outros.

O resultado do BRDE em 2023, ainda inclui contratações em programas voltados a atender o agronegócio, turismo, sustentabilidade ambiental, microcrédito, prefeituras, entre outros setores.

Via ACN