14426110492980

Em outdoors, o Sindifisco destaca a importância da categoria em questões como a prevenção e o combate à sonegação, às fraudes e à corrupção no Estado

Para marcar o Dia do Auditor Fiscal, nesta segunda-feira (21), o Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco) lançará uma campanha para a importância estratégica da categoria. Outdoors, na Capital, irão expor três peças publicitárias sobre o tema, até o dia 4 de outubro – quando Florianópolis será a sede do Confaz, evento que reúne todos os secretários estaduais da Fazenda do país.

“A ênfase da campanha é mostrar a importância do profissionalismo com que a administração tributária é conduzida em Santa Catarina. Com seriedade e trabalho árduo, mostramos que não é preciso aumentar carga tributária se houver um trabalho profissional, que seja sério e rigoroso no combate à sonegação e às fraudes, mas ao mesmo tempo preventivo, compreensivo da realidade de cada contribuinte”, destaca o presidente do Sindifisco, Fabiano Dadam Nau.

Apesar da crise que abate os cofres da maioria dos estados, em 2015, a arrecadação em Santa Catarina vem alcançando índices de desempenho próximos de 8% de incremento ao mês. De janeiro a agosto, os Auditores Fiscais de Santa Catarina já conduziram 231 operações de combate à sonegação de impostos, batendo a meta do ano, que era prevista em 150 operações.  “A presença constante do Fisco inibe a prática da sonegação”, afirma Dadam.

Hoje, a principal bandeira dos Fiscos Estaduais é a Proposta de Emenda Constitucional 186, que busca blindar as administrações tributárias de interferências externas escusas, dotando-as de autonomia funcional e administrativa. “A fiscalização rigorosa não acaba só com a sonegação. Ela dificulta a corrupção, que na maioria das vezes é alimentada pelo chamado ‘caixa dois’, dinheiro advindo da sonegação tributária”.

A data comemorativa foi escolhida em homenagem ao dia de São Mateus, o santo “cobrador de impostos”. O Sindifisco foi fundado no dia 22 de outubro de 1988.

14426110520662 14426110506471 14426110492980

Via ADJORI/SC