Prezados colegas filiados,

Ontem, dia 17 de dezembro, nossa carreira deu uma demonstração concreta de força e união lotando o auditório para a Assembleia Geral Extraordinária. Colegas de todo o Estado deliberaram juntos pontos importantes para o traçado dos caminhos ao nosso futuro profissional e, por que não dizer? – ao futuro de Santa Catarina.

Entre as propostas deliberadas na AGE, a primeira, aprovada por unanimidade, foi a decisão de não participar de quaisquer atividades que envolvam o deslocamento do AFRE. Isso, colegas, não significa parar de trabalhar. As atividades internas e administrativas seguem normalmente. Porém, como o Governo decidiu parar de indenizar o uso dos nossos veículos, pararemos de usá-los.

A outra proposta, novamente aprovada por unanimidade, foi a de suspender a participação de AFRE em comissão ou grupo de trabalho, em andamento, criada pela SEF, exceto se for de interesses da categoria. Por fim, decidimos, também de forma unânime, criar uma comissão de mobilização com autonomia para definir novas estratégias. Este grupo, formado pelos colegas Edson Dal Castel de Oliveira, Vantuir Luiz Epping, Ricardo Pescuma Domenecci, Luiz Carlos Lima Feitoza e Sérgio Pinetti, com apoio dos diretores do Sindifisco, terá nosso apoio irrestrito para os passos seguintes que daremos juntos.

Importante termos em mente que o Governo do Estado está com um adicional de R$3 bilhões em caixa esse ano, muito por conta do excelente desempenho da arrecadação. Ainda assim, decisões vêm sendo tomadas de forma verticalizada. Falta diálogo, falta respeito. O Brasil nos tem como referência, outros estados estudam nossas práticas, mas dentro do nosso próprio Estado não estamos tendo voz.

Tudo isso está servindo para nossa autorreflexão. A forma como reagirmos hoje irá ditar como seremos tratados amanhã. Apesar dessa situação, acreditamos no diálogo e não partiremos para a radicalização por respeito ao contribuinte catarinense. Servimos a um Estado, não a um governo. Estamos bem assessorados juridicamente e seguiremos fazendo nosso trabalho da melhor forma, dentro dos meios que nos forem disponibilizados. Nosso pedido é que confiem no nosso trabalho.

Obrigado a todos e a cada um. Sem tributos, não há Estado. Juntos vamos reconquistar nosso espaço.

Diretoria Sindifisco SC