portonavefotoaereadivulgacao5

O maior nível de atividade econômica em Santa Catarina no ano de 2021 acelerou o comércio exterior. É isso que mostraram os números de movimentação de portos e, também, da balança comercial do Estado. Para este ano, mesmo com a expectativa de menor ritmo da economia brasileira e também no Estado, o cenário é de crescimento dos negócios internacionais, avalia a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Maria Teresa Bustamante.

Os portos catarinenses encerraram 2021 com movimento de contêineres 15% superior ao do ano anterior. Ao todo, foram 2,570 milhões de TEUs (contêineres de 20 pés) frente a 2,234 milhões em 2020. Os dados são dos terminais de Itajaí, Navegantes, Itapoá e Imbituba e foram levantados pela Tek Trade, empresa de comércio exterior.

O complexo portuário de Itajaí e Navegantes liderou com 1,643 milhão de TEUs, 16% mais que em 2020. O Porto de Itapoá registrou alta de 13,1% e chegou a 876 mil TEUs enquanto o de Imbituba cresceu 17%, com 54.816 contêineres movidos. O Porto de São Francisco atua somente com granéis, mas cresceu 14% frente a 2020.

A balança comercial de SC também apresentou forte dinamismo. Registrou alta de quase 27% nas exportações e de 55% nas importações nas receitas em dólares. Segundo Maitê Bustamante, a expectativa para este ano é repetir a dose de 2021 e avançar um pouco mais. Um dos motivos é que o “enguiço” com fretes marítimos começa a retroceder, o que permite melhor fluxo de cargas.

– Um bom termômetro é que temos duas feiras na Itália em junho sinalizando uma procura muito alta de participação empresarial visando aumentar o network de vendas (móveis e multisetorial). E, de outro lado, os Estados Unidos continuam comprando mais – observa a presidente da câmara.

Apesar de o mercado global ainda enfrentar falta de componentes e das incertezas causadas pela eleição no Brasil, para Maitê Bustamante as perspectivas ao comércio exterior de Santa Catarina são positivas para 2022.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti