Secretario Cleverson no plenario

Números positivos superam em 25,3% o resultado do mesmo período em 2023

O secretário Cleverson Siewert (Fazenda) era o portador de grandes notícias nos bastidores da leitura da mensagem anual do governador Jorginho Mello (PL), durante a reabertura dos trabalhos na Assembleia, na terça-feira (6). Siewert comemorava o desempenho da arrecadação de tributos em janeiro de 2024, já consolidada, que aponta para um crescimento de R$ 4,5 bilhões em Santa Catarina, quase 20 a mais do que o mesmo período no ano passado, em termos reais, R$ 820,6 milhões acima do que entrou nos cofres do Estado.

A alta é sazonal, principalmente movida pelo turismo de veraneio. Os números são impactantes e revelam o crescimento em todos os demais setores da economia. “Queria que a arrecadação fosse igual a de janeiro durante todo o ano!”, declarou o secretário à coluna.

O ânimo de Siewert está nas alturas, até porque, há um ano, lançava o Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc), em função do déficit das contas públicas e que resultou em R$ 900 milhões em economia. O secretário circulou com desenvoltura entre os deputados estaduais e demais autoridades, dentro do plenário, antes da leitura anual feita pelo governador, sem deixar de atender um parlamentar sequer, não importando o partido. É um craque na opinião dos deputados, daí ter sido cotado para a Casa Civil, o que não seria nada bom para a Fazenda.

Veja os números:

Arrecadacao jan2024