Aposentadoria: e agora?

No ciclo normal da vida, os seres humanos crescem pensando num futuro promissor, em encontrar um trabalho de remuneração com perspectivas de crescimento, adquirir patrimônio, constituir família, de sorte a criar condições de atingir a aposentadoria e usufruí-la, com dignidade. Talvez para alguns, um sonho.
Nesse caminhar por anos, décadas, o cenário se alterna com frequência. Dias melhores, outros nem tanto, deparando-se com conquistas e também com frustrações. Pensa-se muito no material e pouco nas condições de saúde física, mental e espiritual. A leitura vale para vida privada ou pública.
Pensando em atender seus filiados em final de carreira, o Sindifisco – Sindicato dos Fiscais da Fazenda de SC, oferece, de hoje a 1º/10, o curso de preparação para aposentadoria, intitulado “Histórias de vida – desafios e possibilidades pós-trabalho”, a ser realizado na Associação dos Fiscais, em Canasvieiras.

Nova etapa
Tendo como ministrante a professora Vera Regina Roesler, doutora em psicologia pela UFSC, um grupo de 12 colegas, ávidos por novidades, debaterão as contradições e ambiguidades vividas no processo de aposentadoria. Serão abordados aspectos diversos relacionados ao planejamento pessoal, comportamental e profissional, visando o ingresso numa outra etapa da vida, a aposentadoria.

Prorrogado Prefis
Conforme divulgado neste espaço, o governo prorrogou, até 25 de fevereiro de 2022, o Programa Catarinense de Recuperação Fiscal de 2021 (Prefis-SC). Diferente do anterior, onde abrangia todos os impostos estaduais, desta vez o benefício vale para regularizar somente dívidas de ICMS, constituídas ou não, inscritas ou não em dívida ativa, inclusive as ajuizadas. Importante frisar que se incluem os fatos geradores ocorridos até 31 de maio de 2021. Os descontos podem chegar a 90% sobre multas e juros. Vale lembrar que a oportunidade de ficar em dia com o fisco retornou com a mesma eficácia. Melhor ainda se o contribuinte devedor não perder a oportunidade. A sugestão é procurar o profissional da contabilidade e certificar se sua empresa possui débito com a Fazenda estadual.

Preço dos combustíveis
Um dos motores responsáveis pelo crescimento da arrecadação estadual é fruto dos constantes aumentos de preços dos combustíveis. Há projetos visando a redução dos preços com base no que o Distrito Federal procedeu. Um paradoxo; enquanto se pensa em satisfazer a sociedade utilitária de veículos, depara-se do outro com os prefeitos preocupados em perder receita. No caso de redução no Estado, respinga em efeito cascata nos municípios, nos repasses participativos. Outras hipóteses como a do congelamento dos percentuais, enquanto a Petrobras anuncia novo aumento.

Pandemia e efeitos
Os depoimentos fortes de amigos e conhecidos que contraíram a doença e, principalmente com o enfrentamento das críticas fases da internação ou intubação, são para profundas reflexões e tomadas de atitudes. Não são poucos os que apresentam sequelas e, de forma incansável, dizem com todas as letras: por favor, evite contaminar-se e contaminar outros. É muito sério. O que realmente se pode constatar. Por mais que se discuta a sua origem, a sua causa, não se pode desconhecer as consequências. Se tiver dúvidas, certifique-se nos hospitais próximos sobre a ocupação dos leitos de UTI de pacientes com covid e o percentual de vacinados ou não.

Refletindo
“Aposentar não é sinônimo de ‘envelhecer’ e sim um dos sintomas de vencer”. Márcia Pitta.

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal da Receita Estadual SC