Arrecadação recorde e seus atores

Os resultados positivos nas realizações de eventos são analisados por vários ângulos e, dependendo da potencialidade de abrangência, caminham em patamares diferentes. Em se tratando de índices, quando despontam, levam a reboque fatores muitas vezes imperceptíveis. Ressalta-se aqui o aquecimento da economia, que em janeiro impulsionou a receita estadual na casa dos 4,5 bilhões de reais. O crescimento em janeiro tem sido uma constante e neste, especificamente, foi puxado pelos setores de combustíveis, supermercados, automóveis e do turismo.

E para frente?
Não dá para considerar que o aquecimento se propague no mesmo patamar. Nos onze meses restantes a sazonalidade funcionará. Implicações externas, nacionais e locais serão palcos de altos e baixos, interferindo diretamente na arrecadação.

Pés no chão 
A empolgação tem data. Com o volume de recursos muitas ações podem ser desencadeadas, como as iniciadas no Plano 1000 e garantidos seus repasses às suas conclusões. Claro que o governo tem seus orçamentos planejados e já no segundo ano de mandato e com pleito municipal pela frente vai se desdobrar, mantendo-se firme com arrecadação em mãos atendendo as demandas.

Corpo fazendário

Há que se ter sempre em mente a importância das pessoas devidamente capacitadas e aparelhadas no contexto arrecadatório. Muitos gestores se perdem ao ponderarem só números. O pouco retorno de Brasília soma-se ao bolo. Assim também como o reflexo dos programas, a exemplo do Recupera Mais, injetando grana aos cofres públicos. Mas a atitude adotada pelos auditores fiscais nas diversas frentes de atuações e abraçada pelo corpo fazendário, propiciando recorde na arrecadação, não deve ser esquecida.

Consultas PIS-PASEP
Atenção! Começou a consulta ao sistema para verificar valores e datas de pagamento do abono salarial Pis-Pasep/2024. Estão aptos a receberem o abono aqueles que estão cadastrados há, no mínimo, cinco anos; quem recebeu até dois salários mínimos no período trabalhado; quem exerceu atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base para apuração, e quem teve seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial. Informem-se visitando o portal Gov.br ou na Carteira de Trabalho Digital.

Ao trabalho
Enquanto o ano do Executivo iniciou em 2 de janeiro, o dos poderes Judiciário e Legislativo pouco antes do Carnaval. Porém, no dito popular, o país só começa a funcionar mesmo após o Carnaval. Então, hoje iniciam-se os trabalhos do exercício 2024. Espera aí! Quarta-feira de Cinzas, muitos chegarão ao seu posto só segunda-feira.

Projetos pendentes
Os poderes são independentes, mas seus comandantes fazem questão de reafirmar quando, por razões interesseiras, emperram a tramitação de projetos importantes. Acontecem nos três níveis de governo. Em muitas circunstâncias, para não ficar refém, o Executivo abre mão, ofertando as tais emendas parlamentares. Pior quando se enfrenta uma maioria sedenta. Passada a fase crítica, tudo volta à normalidade.

Refletindo
“Cada boa ação que você pratica é uma luz que você acende em torno dos seus próprios passos”. Chico Xavier. Uma ótima semana!

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal aposentado da Receita Estadual de SC

“Este é um artigo de opinião, cujo teor é de inteira responsabilidade do autor, e não expressa necessariamente a opinião desta entidade, não sendo, portanto, por ela endossado.”