Parcerias: Fisco e contabilidade

O título acima é oportuno, cujas razões são diversas e estampadas na sequência. Uma especial saudação aos contabilistas, profissionais responsáveis pelos relatos e detalhamentos dos fatos contábeis, construindo a ponte entre contribuintes e fisco na busca do cumprimento das obrigações acessórias. Tarefa árdua e que não são poucas, tais como a Escrituração Fiscal Digital (EFD) e a Declaração do Programa Gerador do Documento de Arrecadação Simplificada (PGDAS-d), dentre muitas outras. Esse envolvimento parceiro de décadas ultrapassa as fronteiras, como a de auxiliar na justiça fiscal e concorrência leal.

Responsabilidade

O cadastro da Secretaria da Fazenda contempla cerca de 280 mil empresas, entre optantes do Simples Nacional e Regime Normal de apuração. Esse contingente é representado junto à fazenda estadual por 15 mil profissionais. Os números são expressivos e a responsabilidade maior ainda, afinal se está falando de uma arrecadação mensal acima dos R$ 4 bilhões. Índice de crescimento importante e positivo, evidenciado pela capacidade e competência empresarial, aliada à responsabilidade técnica desses profissionais que atendem às demandas e exigências fiscais, transformando SC numa verdadeira potência.

Huelinton Pickler
Foto: Zacarias _SEF/SC

Malhas fiscais

O alcance desses resultados dá-se nas Malhas Fiscais SC, sob a coordenação do auditor fiscal Huelinton Pickler (que, com sua habilidade, reoxigenou a prática do bom atendimento), quando somente em 2023 houve a autorregularização de mais de R$ 1 bilhão, eliminando burocracia, evitando perda de tempo e prevenindo onerosidade aos seus clientes. A média de regularização espontânea ultrapassa 85% e os resultados provocam satisfação aos empresários, fisco e sociedade, onde todos ganham.

Prazos

Em 31 de maio encerra-se o ciclo de autorregularização referente ao exercício de 2023. Faltando um mês e alguns dias para o início dos trabalhos de fiscalização, fica transparente a dedicação, demonstrando mais uma vez o comprometimento dos contabilistas com a responsabilidade e seus clientes. Por essa atividade diferenciada prestam-se os cumprimentos, reconhecendo a importância da classe contábil em parcerias com o fisco para o progresso catarinense. Salve 25 de abril, Dia do Contabilista.”

Refletindo: “Pelo sangue,  pela honra e por Deus, juro promover a liberdade do Brasil.” D. Pedro  I, em 22/04/1822. Uma ótima semana!

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal aposentado da Receita Estadual de SC

“Este é um artigo de opinião, cujo teor é de inteira responsabilidade do autor, e não expressa necessariamente a opinião desta entidade, não sendo, portanto, por ela endossado.”