2023112211304291 29634003029134601 Ed

Foto: Eduardo Valente, Secom

Os 28 projetos assinados nesta quarta conemplam R$ 158,5 milhões de investimentos incentivados via Prodec e R$ 561,4 milhões via Pró-Emprego

Terceira rodada de concessão de incentivos fiscais pelo governo de Santa Catarina contemplou nesta quarta-feira 28 projetos de 25 empresas aos programas Prodec e Pró-Emprego, que somam investimentos de R$ 809,9 milhões. Com isso, o Estado totaliza R$ 7,8 bilhões de investimentos incentivados este ano com esses dois programas, com projeção de gerar 10,6 mil novos empregos diretos.

No evento em que recebeu parte dos investidores contemplados com os incentivos, lideranças de entidades empresariais e parlamentares, o governador Jorginho Mello pediu aos empresários que sigam investindo no Estado, o que é necessário para seguir crescendo, apesar das adversidades do clima. Para favorecer mais os investimentos industriais, o governo lançou na última semana uma expansão do Prodec para projetos de ESG e inovação.

– Eu quero dizer a todos vocês que produzem, que geram empregos, que nos ajudem. O governo está fazendo o máximo, oportunizando, facilitando a vida de quem paga imposto. Ainda bem que vocês não desistem. Quero dizer que tudo que a gente puder fazer para a modernização, atualizando o Prodec, o Pró-Emprego, faremos para simplificar – disse Jorginho Mello.

A primeira rodada de assinaturas desses incentivos foi assinada em junho, a segunda em setembro e agora a última. As empresas executarão esses projetos até 2029.

A devolução do ICMS postergado é feita gradualmente, de acordo com a lei em vigor, até somar todo o investimento. Esses programas consistem, na prática, num empréstimo para as empresas investirem.

Entre as empresas contempladas pelo Prodec nesta quarta estão unidades do setor têxtil. No Pró-Emprego, entraram desde indústrias metalúrgicas, até empresas de alimentos e usina hidrelétrica. (Veja a lista no final desta matéria).

Entre as autoridades presentes no evento de hoje estavam os secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; da Indústria Comercio e Serviços, Silvio Dreveck; e do Planejamento, Edgar Usuy.

Também participaram os presidentes da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, da Federação das Associações Empresariais (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves; e da Federação das CDLs, Onildo Dalbosco Junior e os deputados estaduais Carlos Humberto, Sargento Lima, Maurício EscukLark e Volnei Weber.

Novas empresas contempladas pelo Prodec:

1. Evolutex Manufatura de Roupas Ltda

2. Huvispan Indústria e Comércio de Fios Ltda

3. Nevasca Alimentos Ltda

4. PHS do Brasil Ltda

Período do Investimento: até 2029

Quantidade de empresas: 4

Investimentos: R$ 158,5 milhões

ICMS postergado: R$ 9,5 milhões

Faturamento acrescido: R$ 399,5 milhões

Novas empresas contempladas pelo Pró-Emprego:

1. Avelino Bragagnolo S/A Indústria e Comércio