arrecadacao fiscal 0

A arrecadação histórica de R$ 3,1 bilhões registrada em janeiro pelo Fisco estadual, terá impacto direto no montante compartilhado com os municípios, via transferência constitucional de ICMS. Joinville recebe R$ 55,4 milhões mostra levantamento feito pelo Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina. O valor é R$ 4,7 milhões a mais do que o projetado no orçamento estadual para 2021 LOA).

Dos R$ 3,1 bilhões obtidos pelo Estado no primeiro mês do ano, quase a totalidade – 97% – vieram de receitas próprias do Estado. Em janeiro de 2021 os setores que mais cresceram foram os de material de construção (51,6%); metalomecânico (36%); e o de supermercados (29,8%).

O primeiro bilhão de reais mensal arrecadado pelo Estado aconteceu no ano de 2009, só chegando a R$ 2 bilhões/mês sete anos depois. As razões para a demora na obtenção do resultado foram as sucessivas crises econômicas gerando, como consequências, recessões anuais em parte deste período. Desde então, por força da melhoria do cenário da economia e de políticas fiscais mais ajustadas, as receitas vem aumentando.

O trabalho dos auditores fiscais continua e o resultado é uma situação fiscal positiva, com impacto para os municípios e para a população, avalia o presidente do Sindifisco-SC, José Antônio Farenzena.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz