Santa Catarina é o segundo Estado que mais abriu lojas (852) no primeiro semestre deste ano, atrás apenas de São Paulo (2.468). Os números são de estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e comemorados pela Fecomércio-SC. A explicação está na recuperação da economia, ainda que tímida, desde o segundo semestre do ano passado, embora ainda não tenha revertido os prejuízos dos anos anteriores. Em 2017, Santa Catarina foi o único Estado que teve mais lojas novas do que fechadas, mas em 2015 e em 2016, quase 17 mil lojas fecharam as portas no Estado. As vendas do varejo ampliado (que inclui os segmentos de material de construção e de automóveis) aumentaram 13% até junho, um evidente sinal de melhora em comparação com igual período do ano passado.

De janeiro a junho de 2018, onze das 27 unidades da Federação registraram abertura de novos pontos de venda. Para o País, a Confederação Nacional do Comércio prevê abertura de 5.200 novos negócios até o final do ano. Os resultados nacionais de janeiro a julho mostram incremento de 2.252 pontos de venda.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz