Agenda foi requisitada pela Sefaz-AL como forma de trocar conhecimentos e buscar exemplos para o projeto de modernização da gestão fiscal em Alagoas
As boas práticas de contabilidade realizadas no Governo de Santa Catarina foram compartilhadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) com uma comitiva do Estado de Alagoas entre as últimas segunda e terça-feira, dias 2 e 3.
Sob a coordenação da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais da Fazenda (DCIF), a programação da visita técnica incluiu a apresentação de módulos e sistemas operantes na própria DCIF e na Diretoria do Tesouro (DITE). Foram detalhados, por exemplo, procedimentos referentes à contabilização dos sequestros judiciais, à conformidade contábil e ao sistema de custos.
A agenda foi requisitada pela comitiva alagoana como forma de trocar conhecimentos e buscar exemplos para o projeto de modernização da gestão fiscal naquele Estado. A comitiva contou com a visita de quatro servidores da Secretaria da Fazenda de Alagoas, com técnicos diretamente envolvidos nas atividades de conformidade contábil e de gestão custos.
“Essas visitas são enriquecedoras, pois possibilitam a troca de experiências e informações sobre normativos e ferramentas utilizadas. Além disso, facilitam o compartilhamento das melhores práticas, permitindo o aprimoramento das atividades nos dois Estados”, destacou a diretora Vera Lúcia Hawerroth Santana (DCIF).
Considerado modelo em contabilidade do setor público, no último mês de junho o Governo de Santa Catarina foi novamente reconhecido pelo Tesouro Nacional com o selo “Nota A” no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. O Estado está entre os sete melhores desempenhos avaliados na classificação do Brasil, com 97,5% de acertos nas verificações.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA