6e97a123 98c2 4630 a7e2 9b8f6b331d90 1

Evolução e caráter inovador da ferramenta catarinense são reconhecidos como modelo pelos visitantes do Distrito Federal

As boas práticas de Santa Catarina no processo de desenvolvimento e evolução do chamado Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) estão sendo compartilhadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) com uma comitiva do Governo do Distrito Federal entre terça e quinta-feira desta semana, dias 18, 19 e 20.

Sob a coordenação da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais da Fazenda (DCIF), a programação da visita técnica inclui a apresentação da visão geral do sistema e o histórico de desenvolvimento, bem como o detalhamento da gestão dos serviços de suporte técnico, manutenção e evolução do sistema. Também serão contempladas informações detalhadas sobre os principais módulos do SIGEF e suas especificações técnicas.

A comitiva do Governo do Distrito Federal reúne 15 servidores das áreas de planejamento, execução orçamentária e financeira, contábil, escritório de projetos e técnicos de tecnologia da informação. “Santa Catarina é uma referência no desenvolvimento de sistemas de controle da gestão fiscal. O SIGEF é um sistema robusto, desenvolvido desde 2004 e que vem evoluindo ao longo desses anos para garantir a ampliação dos controles, maior qualificação do gasto público e melhoria da informação contábil. Portanto, dividir as nossas experiências exitosas e estabelecer um intercâmbio de informações com outros Estados é fundamental para o processo de aprimoramento da nossa própria gestão”, destaca a diretora da DCIF, a auditora de finanças Graziela Luiza Meincheim.

Representando a comitiva, o contador-geral substituto do DF, Luiz Barreto, explica que o interesse pelo SIGEF se deu em razão do destaque do sistema catarinense no âmbito do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN), tanto por seu caráter inovador quanto pela evolução. Como o Distrito Federal busca modernizar seu atual sistema de gestão governamental, a intenção da visita é encontrar exemplos que possam ser reproduzidos no DF. “Santa Catarina tem se destacado e viemos aqui ver como funciona o SIGEF. Esta missão existe justamente para fazermos um intercâmbio e observarmos as evoluções que ocorreram em Santa Catarina”, aponta Barreto.

SIGEF

O SIGEF é o sistema oficial de planejamento, orçamento, finanças e contabilidade do Estado de Santa Catarina. Seu desenvolvimento, manutenção e evolução tem a coordenação da DCIF, por meio da Gerência de Sistemas de Informações Fiscais — GESIF. O sistema abrange 28 módulos integrados que atendem às demandas de controle e de gestão das finanças públicas de vários setores do governo, no qual são registrados e controlados os dados sobre a execução dos gastos públicos, e que geram informações a fim de subsidiar a tomada de decisão, bem como proporcionar a transparência das contas públicas.

Via SEF/SC