A concessão à iniciativa privada da aduana de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste de Santa Catarina, incluindo o porto seco, terá investimentos de R$ 50 milhões e, em função do crescimento das atividades econômicas, deverão ser criados aproximadamente 20 mil novos empregos na região. A informação é do senador Jorginho Mello (PL-SC), que cobrou da Receita Federal o lançamento do edital terça-feira.

A privatização vai acelerar o desembaraço de cargas e ajudar a aquecer o turismo entre SC e a Argentina. Hoje, o estacionamento da aduana tem vagas para 143 caminhões. Com a ampliação, chegará a 500 vagas. A estimativa de criação de aproximadamente 20 mil novos empregos na região em função da maior atividade logística é da Receita Federal, que opera o terminal atualmente. Na opinião do senador, a concessão do porto seco vai aquecer o comércio exterior, beneficiando, principalmente, a indústria catarinense.

A empresa vencedora da licitação terá 45 dias para apresentar o projeto de ampliação e as obras de modernização deverão ser concluídas em 18 meses. As propostas devem ser apresentadas pelas empresas até o dia 17 de agosto e o prazo de concessão será de 25 anos.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti