01 8

O novo Coronavírus provocou o fechamento de 522 mil empresas em todo o país, apenas no mês de junho. O dado vem da pesquisa “Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas”. Significa 39% do total; e destas, 518 mil eram de pequeno porte: aquelas com até 49 empregados.

Metade das empresas atingidas pela crise são do setor de serviços, significando 258,5 mil negócios. O comércio fechou 192 mil estabelecimentos; na construção civil foram 39 mil; e na indústria, 34 mil empreendimentos desapareceram em todo o país somente no mês passado.

De acordo com o IBGE, a estimativa é de que o país tinha, na primeira quinzena de junho, 4 milhões de empresas. Entre elas 2,7 milhões (67,4%) estavam em funcionamento total ou parcial; 610,3 mil (15%) fechadas temporariamente e 716,4 mil (17,6%) encerradas em definitivo.

O levantamento ainda mostra que sete em cada dez empresas em funcionamento (71%) reduziram vendas de maneira relevante na primeira quinzena de junho comparado com o mês de março, quando do início da pandemia.

Na produção, 63,0% das companhias tiveram dificuldade de fabricar produtos ou atender clientes, e seis em cada dez empresas encontraram dificuldades, para acessar fornecedores.

Segundo o IBGE, um terço das companhias mudaram o método de entrega de seus produtos ou serviços, e passaram a fazer também serviços online. Do total, um quinto delas lançaram ou passaram a comercializar novos produtos e/ou serviços desde o início da pandemia.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz