A demanda das empresas por crédito cresceu 6,6% em setembro em relação ao mês de agosto, aponta o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com setembro do ano passado, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 19,1%. Já no período acumulado de janeiro a setembro de 2014, a procura expandiu-se em 4,3% frente o mesmo período do ano passado.

O crescimento mensal da demanda em setembro deste ano foi concentrado nas micro e pequenas empresas, cuja expansão foi de 7,1% frente ao mês imediatamente anterior (agosto/14). Já nas médias empresas a busca por crédito ficou estagnada, ao passo que nas grandes empresas ocorreu retração de 0,3% perante a agosto.

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, quem liderou a demanda foram as grandes empresas, com expansão de 7,3% frente o mesmo período do ano passado. Nas micro e pequenas empresas o crescimento neste mesmo período foi de 4,7% e nas médias empresas houve recuo de 3,1% na procura por crédito no acumulado do ano.

Entre os setores, o comercial teve a maior alta, com 8%. Na indústria, o crescimento foi mais moderado, de 5,2%, e nas empresas de serviços o indicador registrou 5,4% em setembro. No período de janeiro a setembro, a demanda por crédito ocorreu mais intensamente no setor de serviços, com alta de 6,6% frente aos primeiros nove meses de 2013. Na Indústria, a busca evoluiu 6,5% e no comercial a alta foi de 1,7%.

As regiões Sul e Sudeste foram os destaques com altas de 9,9% e de 6,9%, respectivamente, na comparação com agosto. No Norte o avanço foi de 4,8%, ligeiramente superior aos 4,5% verificados no Centro-Oeste. No Nordeste, a demanda das empresas por crédito cresceu 3,6% em setembro.

Via Economia SC