As classes de profissionais que se destacam na sociedade recebem justas homenagens, como a da celebração de dia específico. E assim, numa iniciativa do então Deputado Renato Hinnig e auditor fiscal aposentado, a Lei Estadual 14.662/2009 instituiu 21 de setembro ao auditor fiscal tributário.Cobrar imposto nunca foi tarefa fácil e simpática, porém alguém tem de fazê-lo. A nítida vinculação da história da humanidade com a de arrecadar está estampada nos primórdios, passando à época de Cristo com citações do “curioso” Zaqueu e do evangelista Mateus, até os dias atuais. A profissão que integra a respeitável carreira de Estado tem São Mateus como patrono: o discípulo de Jesus era cobrador e arrecadador de tributos. O exercício da sua profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e sua revelação.

A exemplo dos profissionais da atualidade, o santo escriturava e auditava. O telônio (Coletoria/Exatoria/Banco) era o local onde se efetivava o pagamento dos tributos e se trocava moeda estrangeira – um misto de casa de câmbio e de pagamento dos tributos.

No Estado

Em Santa Catarina o Serviço de Fiscalização foi criado em 1936, no governo de Nereu Ramos, quando houve a transferência do imposto sobre vendas mercantis, do governo federal, para os Estados, com a designação de impostos de vendas e consignação, então feito pelo Tesouro. A partir de 1947 incorporou-se à Fazenda, com independência. De lá para cá muitas mudanças aconteceram. Os auditores fiscais, mola mestra da fiscalização e da arrecadação de tributos, carregam junto atribuições outras de respeito e de autoridade diante da sociedade.

Administrador e contador

Nas celebrações do mês, a coluna rende homenagem a outras duas categorias essenciais e que vêm contribuindo muito no desempenho da atual conjuntura. A de administrador, da qual temos a honra de fazer parte, comemorada em 9 passado, e a de contador, amanhã. A gestão e o controle nas mãos desses profissionais fazem a diferença em qualquer organização. Parabéns!

Caminho das Santas

Companheiros partiram nessa segunda (19) de Nova Trento-SC num percurso de 210 quilômetros para chegarem dia 25, às 10 horas, a Imbituba-SC. Seguem nas orações e pensamentos dos 20 peregrinos as lembranças de quem desbravou o “Caminho de Volta”, amigo Camilo Damázio, agora sob a liderança de Jari Dalbosco. Damázio, ao lado de Santa Paulina, roga por todos junto ao Pai. No trajeto, os amigos gaúchos do “Caminho do Sul”, Inácio Flores e Gilberto Pedron.

Alquimia do Bem

Ocorre hoje, às 17 horas, no auditório da Escola Fazendária, o lançamento do livro “Alquimia do Bem”, de autoria do auditor fiscal da Receita estadual Luiz Carlos de Souza, que atua junto ao Movimento Econômico. Por se tratar de literatura, o evento está contemplado no projeto de valorização dos servidores, especificamente Talentos da Fazenda. São 31 narrativas de sombra, mistério, ilusão, espanto e sutileza. A obra faz parte do glossário que beira duas centenas das melhores narrativas, entre contos, poemas e crônicas, e que futuramente integrarão outras publicações.

Parabenizamos o autor e agradecemos por delegar a responsabilidade de prefaciá-la. Li antes da publicação e aprovei. Aconselho-os a fazerem o mesmo.

Golpe de advogado

O Sindifisco está alertando e confirmo que ligaram para minha residência e falaram com minha esposa, se passando por Dra. Ana, informando que tinha direito ao recebimento de precatórios. Quando foi solicitado o número do telefone a pessoa disse que eu sabia onde localizá-la, pois tinha todas as informações necessárias. Portanto, sabia do que se tratava. Fiquemos atentos. Segundo a direção do sindicato “O procedimento adotado pela justiça não é esse. Os valores não são recebidos através de cheque e tampouco há necessidade de qualquer depósito antecipado para recebimento do montante total da ação”.  Em caso de dúvidas, não hesite. Entre em contato com o Sindifisco, no telefone (48) 3224-0650.

Refletindo

Analise as propostas de candidatos à reeleição e certifique se honrou os compromissos assumidos na campanha anterior. Uma ótima semana!

Via Coluna Fisco e Cidadania – Por Pedro Herminio Maria