Imagem do WhatsApp de 2025 04 14 as 15.00.25 e51a8f35

A diretoria do Sindifisco/SC recebeu nesta segunda-feira (14), em Florianópolis, representantes do Projeto Integrar, iniciativa de educação popular voltada à preparação de jovens de baixa renda para o ingresso no ensino superior. Apoiado pelo Sindicato desde 2013, o projeto celebrou, só em 2024, a aprovação de 20 estudantes em universidades públicas.

A reunião apresentou os resultados mais recentes da parceria e marcou o início das atividades de 2025, que contará com 85 alunos, somente neste primeiro semestre, em preparação para vestibulares e o Enem. As aulas ocorrem em salas cedidas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cuja aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (14), às 19h.

aula inaugural

“O apoio ao Integrar é uma forma de o Sindifisco/SC contribuir diretamente com a inclusão social e com o fortalecimento da educação pública”, afirmou o diretor de Comunicação do Sindicato, Cristiano Fornari Colpani.

Participaram da reunião os diretores Felipe Letsch (Administrativo), Eduardo Lobo (Relações Parlamentares e Institucionais), Soli Schwalb (Financeiro) e Cristiano Fornari Colpani (Comunicação).

Aprovações em 2024 e impacto social do projeto

Entre os 20 aprovados em 2024, há estudantes nos cursos de Odontologia, Agronomia, Letras-Libras, Biologia, Música, História, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Sanitária e Ambiental, Ciências da Computação, Administração Pública, Administração, Educação Física, Ciências Contábeis, Filosofia, Biblioteconomia, Artes Cênicas e Serviço Social.

A atuação do Projeto Integrar é voltada a estudantes da classe trabalhadora e em situação de vulnerabilidade social, com foco na democratização do acesso ao ensino superior e na permanência universitária por meio da rede GESTUS, formada por ex-alunos.

Assessoria de Comunicação Sindifisco