Na série “O Real Cenário”, o atual momento e as perspectivas para a economia de Santa Catarina são analisados para mostrar o verdadeiro tamanho do nosso Estado dentro da economia nacional

O mundo inteiro vem mudando nos últimos dois anos. O mesmo aconteceu nas cidades catarinenses. Mas, para quem vive aqui, bem no Sul do Brasil, qual o impacto dessa mudança? Talvez, a gente ainda não tenha a dimensão do que representa Santa Catarina para o País.

Nós, catarinenses, temos apenas 1% do território nacional e só 3% de toda a população do Brasil. Apesar de pequenos, somos o Estado que mais cresceu na economia em 2020 e, também, o que mais gerou empregos no ano passado, mesmo em meio à pandemia. Você pode se perguntar: como isso foi possível? É que SC é de fato um Estado diferenciado.

01

Nosso PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todas as riquezas produzidas aqui, é o sexto maior do país, mesmo com o tamanho territorial menor.

Se as empresas estaduais crescem, o Estado também cresce, porque isso aumenta o PIB. Hoje, ele gira em torno de R$ 298 bilhões, o que nos coloca em destaque no cenário nacional.

O professor de economia da UFSC, Pablo Bittencourt, explica que o PIB do Estado é composto por, pelo menos, quatro fatores. “Pelo consumo feito aqui dentro de Santa Catarina, o consumo pelas exportações, pelos investimentos realizados aqui e o consumo do governo”.

02

Claro que é possível melhorar ainda mais o nosso PIB, mas isso depende de mais investimentos, mais tecnologia e, consequentemente, mais pessoas. E Santa Catarina vem mostrando que, mesmo durante a crise, a força de trabalho determina o sucesso dos negócios.

Oportunidades na crise

Marcelo Lima, que trabalha numa fábrica de toalhas em Brusque, até pensou que a empresa fecharia as portas por causa da pandemia. “Porque não tinha para quem vender”, comenta Marcelo, que faz o controle de mercadorias da fábrica. “As vendas pararam de uma hora para a outra e achamos que seríamos demitidos”, conta ele.

A diretoria da fábrica, de fato, teve que demitir dezenas de colaboradores. “Fomos pegos de surpresa. E ainda suspendemos um plano de investimentos para expandir a empresa por causa da falta de clientes. Mas focamos no negócio e fomos em busca de novos clientes”, conta a diretora da fábrica Susymeri Oligari. Marcelo, felizmente, não foi demitido, e acabou ajudando na reestruturação da empresa durante a pandemia.

Apesar de todas as perdas, a crise que começou em março do ano passado também trouxe novas oportunidades. Com trabalho duro e muita criatividade, o setor industrial foi o que mais empregou desde o início deste ano.

A indústria de transformação, que vai do setor têxtil aos alimentos, expandiu 26% nesse primeiro semestre, um resultado que surpreendeu até os mais otimistas.

Quando se fala da agroindústria somos uma potência. A diversidade de produtos, de empresas e a evolução histórica do setor tornou Santa Catarina no maior exportador de carne de frango do país, além de ser também o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil.

“Só no ano passado, fomos responsáveis pela exportação de US$ 3 bilhões aqui em Santa Catarina”, revela o gerente executivo do Sindicarne/SC Jorge Luiz de Lima.

Linha de produção de carne suína, um dos principais produtos para exportação, no Oeste de Santa Catarina. – Foto: Reprodução/NDTVLinha de produção de carne suína, um dos principais produtos para exportação, no Oeste de Santa Catarina. – Foto: Reprodução/NDTV

Atividade portuária intensa e polo de tecnologia

Com tanta diversidade de mercadorias, como superar o desafio de levar os produtos produzidos em solo catarinense para outros continentes?

Nosso Estado tem uma intensa atividade portuária, movimenta bilhões de reais em importações e exportações, por meio de seis portos de Norte a Sul do Estado (cinco marítimos e 1 pesqueiro).

O complexo portuário de Itajaí, somando os portos de Navegantes e Itajaí, é o segundo maior do Brasil em movimentação de cargas.

O Porto de Itajaí é o segundo maior do país em movimentação de contêineres, atuando como porto de exportação, escoando grande parte da produção do Estado. – Foto: Reprodução/NDTVO Porto de Itajaí é o segundo maior do país em movimentação de contêineres, atuando como porto de exportação, escoando grande parte da produção do Estado. – Foto: Reprodução/NDTV

No setor tecnológico, o Estado também desponta. A Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) reúne mais de 1600 empresas em todo o Estado. Todas com a missão de inovar e ajudar a resolver os problemas da indústria e de toda a sociedade.

E esse é um setor que chega a atrair profissionais qualificados de todo o país, justamente porque aqui tem o ambiente perfeito para desenvolver novas tecnologias.

Quanto mais o Estado se desenvolve, mais pessoas são atraídas pela qualidade de vida. Sem contar que Santa Catarina é um dos melhores destinos turísticos do país.

Com tantas vocações, chegamos a um crescimento extraordinário. De julho de 2020 a junho de 2021, a economia catarinense subiu 9,1%, bem acima do crescimento do país, que ficou em 1,8% nesse mesmo período.

Via NDMais