tupyproducaodivulgacao 5

Santa Catarina fechou abril com crescimento de 0,56% frente a março, na série com ajuste sazonal, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), apurado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O desempenho do Estado foi o terceiro melhor do país, atrás do Amazonas e do Rio Grande do Sul. Frente a abril do ano passado, mês em que a economia de SC ficou quase parada em função do isolamento social, o crescimento chegou a 16,83%.

No acumulado de 12 meses, o Estado teve um crescimento de 2,2% enquanto o Brasil, no mesmo indicador, teve um recuo de 1,2%. O cálculo do IBCR considera as atividades de agropecuária, indústria, comércio e serviços e os impostos sobre os produtos. Segundo analistas do Obsevatório Fiesc, esse indicador também é considerado nas análises para o Banco Central decidir a taxa básica de juros Selic.

A Região Sul cresceu 0,97% em abril na comparação com março e 19,10% frente ao mesmo mês do ano passado. O Brasil teve alta de 0,44% ante o mês de março e de 15,92% em relação a abril de 2020. Diversos indicadores apontam que a atividade econômica catarinense será maior do que a Brasileira este ano. O IBCR-SC, de certa forma, resume esse resultado.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti