CodesulBrasiliaMauricioTonetto SecomRS 720x405 1

Governadores que integram o Codesul defenderam criação do fundo de Desenvolvimento do Sul

Uma das agendas do governador Jorginho Mello (PL) em Brasília, nesta terça-feira, foi reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), em que se reuniu com os governadores Eduardo Leite (RS), Ratinho Junior (PR) e Eduardo Riedel (MS). Defenderem a criação de um fundo no âmbito da reforma tributária e encaminharam medidas conjuntas para enfrentar as adversidades climáticas.

Em reunião com o relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB), os governadores apresetaram a proposta de criação do Fundo Regional de Desenvolvimento do Sul, a exemplo dos que já existem para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Também trataram da equiparação de benefícios fiscais para a indústria automotiva, informou o senador Jorge Seif (PL) que acompanhou a reunião.

-Nós temos expectativa de sermos atendidos para garantir um maior equilíbrio na distribuição dos recursos federais – afirmou o governador Jorginho Mello.

Além disso, os quatro governadores fecharam um acordo conjunto para melhorar ações dos estados em relação às adversidades climáticas. Uma das medidas é a formação de um órgão consorciado dos estados do sul para melhorar as ações de defesa civil e alertas para prevenção e enfrentamento de problemas resultantes de eventos climáticos. Será criado um grupo de trabalho integrado pelas defesas civis e secretarias de meio ambiente dos quatro estados com esse objetivo.

Outra ação nessa área seriam medidas para redução da emissão de gases que formam o efeito estufa. Esse problema global que é apontado como principal causa das mudanças climáticas.

Além disso, Jorginho Mello teve agendas específicas para solicitar junto a órgãos federais, recursos para ajudar os municípios catarinenses atingidos pelas enchentes.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti