O ex-secretário de Estado da Fazenda, Almir Gorges, defendeu em Itajaí esta semana, durante palestra a empresários, a venda de ativos como a Celesc e a Casan como uma das alternativas para que o Governo do Estado mantenha os incentivos fiscais. A fala ocorreu durante reunião da Câmara de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), uma das áreas mais sensíveis a uma eventual redução de benefícios em SC.

Nesta sexta-feira, Gorges disse à coluna que o contexto de sua fala foi para explicar que é necessário trabalhar as causas que levam à decisão do governo de retirar os incentivos. Entre elas a dívida (o Estado que não cabe na receita, em suas palavras) e a Previdência.

Afirmou que é nesse sentido que defende a venda das empresas. “Para a Previdência defendo vender os ativos. Para o Estado maior que o necessário, mensurar o tamanho da força de trabalho”.

A privatização das empresas públicas é um assunto que rondou os últimos governos, sempre com muita resistência. Antes de assumir, o governador Carlos Moisés (PSL) divulgou que faria a venda de estatais – mas não adiantou quais seriam.

Custo SC

Em Itajaí, Almir Gorges fez uma contundente defesa da manutenção dos incentivos na palestra aos empresários. Disse que se trata de uma discussão de vida ou morte para Santa Catarina e usou a expressão “custo SC”, que vai determinar a competitividade do produto feito no Estado.

Ressaltou que a arrecadação cresceu proporcionalmente à concessão dos incentivos fiscais, e que outros estados estão adotando, neste momento, políticas agressivas de guerra fiscal para atrair novas empresas. Santa Catarina, diz ele, está no caminho inverso.

– Não somos uma ilha. Se errarmos nisso, podemos inviabilizar nossas empresas muito rapidamente e não tem como recuperar.

Via NSCTotal – Coluna Dagmara Spautz