jorginho melo

O governador Jorginho Mello fez, nesta terça-feira, 6, a leitura da mensagem anual na abertura do Ano Legislativo, na Assembleia de Santa Catarina. Em seu discurso, o governador destacou a resiliência e união dos catarinenses e, mesmo diante de um ano desafiador, elencou as conquistas do Estado em diferentes áreas. O governador também enfatizou a participação do Parlamento na aprovação de leis e projetos que permitiram avanços na Saúde, na Educação, na Infraestrutura, entre outros setores.

“Em 2023, quando assumimos honrosamente o Governo de Santa Catarina, encontramos o governo com déficit de R$ 2,8 bilhões. No final do ano, chuvas torrenciais e enchentes castigaram muitas cidades de Santa Catarina. Eu não tenho dúvida de que foi um ano difícil para todos nós. Mas nós fomos eleitos não para reclamar e sim para trabalhar em favor de Santa Catarina”, afirmou.

O governador destacou que, apesar dos obstáculos, houve conquistas significativas, reforçando o compromisso do governo com o bem-estar da população.

“Quero destacar a importância do Parlamento Catarinense. Na figura de cada deputado e cada deputada. Na parceria, quando começamos, nos primeiros dias, a falar sobre Saúde Pública. A Assembleia, de forma grandiosa, nos alcançou R$ 12 milhões. O Tribunal de Justiça nos alcançou R$ 6 milhões. O Tribunal de Contas, R$ 6 milhões. E o Ministério Público, R$ 6 milhões. A bancada federal, R$ 50 milhões”, expressou Jorginho Mello, agradecendo o apoio da Assembleia Legislativa em momentos cruciais.

2024020616110440 5783493247327425703
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Em relação à situação financeira do Estado, o governador ressaltou a economia de R$ 900 milhões alcançada por meio de um Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc) implementado no início de seu mandato. Na área da saúde, celebrou a realização de 200 mil cirurgias, com foco na redução do tempo de espera para procedimentos. Na educação, a aprovação do projeto Universidade Gratuita foi mencionada como um marco significativo.

“Eu quero agradecer a aprovação do projeto Universidade Gratuita. O projeto que vai evitar que muitos catarinenses vivam a vida frustrados, porque desejavam ser uma coisa, desejavam se especializar em uma área, mas não tiveram condições. Então, tiveram que se conformar com aquele curso que ele e a sua família podiam custear. Elevamos a régua de Santa Catarina quando o assunto é educação superior, sem deixar de voltar os olhos para o ensino técnico, para o ensino fundamental, porque está embutido, em contrapartida às Universidades Comunitárias. Isso é nobre. Isso é digno. Isso vai mudar a história, é um case nacional. Nenhum outro estado do Brasil teve a coragem como os senhores tiveram de aprovar uma lei como esta”.

Além disso, também na área da educação, o governador citou a manutenção das escolas cívico-militares, visando à disciplina e à segurança dos estudantes.

No setor da infraestrutura, Jorginho Mello destacou o programa Estrada Boa, um investimento de R$ 2,1 bilhões com o objetivo de revitalizar 50 estradas até o final do ano. “Na área da Infraestrutura, quando recebemos o governo, recebemos com 73% das estradas péssimas e ruins. Levantamento feito pela Fetrancesc. Buraco esperando no acostamento pra entrar”, citou, ressaltando a importância dos investimentos para melhorar a infraestrutura do estado.

Jorginho Mello também enfatizou a atuação eficaz da Defesa Civil diante das recentes tragédias naturais. O governador frisou a prioridade dada à proteção e defesa civil, ressaltando a coragem e dedicação das forças de segurança e da comunidade diante das enchentes e garantiu que o Estado vai investir em obras de prevenção para minimizar o impacto de desastres climáticos às populações mais atingidas.

Concluindo sua mensagem, Jorginho Mello agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa e reiterou o compromisso do governo com o progresso e a prosperidade de Santa Catarina em 2024.

Via ACN