Com um investimento de mais de R$ 9 bilhões por parte da Marinha do Brasil, quatro fragatas estão em processo de produção em Itajaí. Todo o projeto foi apresentado ao Governo de Santa Catarina na tarde desta terça-feira (8) pelo diretor-presidente da Águas Azuis, Fernando Queiroz, empresa contratada para a construção das embarcações.
“Trata-se de um investimento impressionante. Estão sendo gerados mais de 1.000 empregos diretos em Santa Catarina, tanto na montagem dos navios quanto nas empresas fornecedoras, que também são catarinenses”, afirmou o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto.
O contrato entre a Marinha e a empresa foi assinado em março de 2020, e a construção da primeira embarcação teve início em setembro de 2022. Atualmente, a previsão é de que ela esteja pronta até o final de 2025.
“O impacto socioeconômico de um investimento desse porte vai além da arrecadação de impostos. A geração de empregos diretos e indiretos e a própria comercialização de produtos catarinenses multiplicam o retorno e fazem a roda da economia girar”, ressaltou o secretário-adjunto da Fazenda, Augusto Piazza, que acompanhou a reunião.
Via SEF/SC