Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro, que é o protagonista da cobrança pela redução do ICMS sobre os combustíveis, Carlos Moisés disse que “políticos precisam falar a verdade sobre esse tema”

Uma reforma tributária a ser realizada pelo Congresso Nacional é a solução apontada pelo governador Carlos Moisés (sem partido) como a alternativa para resolver a escalada de preço dos combustíveis, que tem impacto geral na alta da inflação e na economia como um todo.

A guerra de narrativas alimentada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a responsabilidade pela alta no preço dos combustíveis ganhou um novo capítulo com a declaração do governador Carlos Moisés (sem partido), nesta quinta-feira (30), em São Paulo.

Questionado por jornalistas que cobriam a premiação do Ranking da Competitividade dos Estados, nesta quinta-feira (30), em São Paulo, o catarinense classificou o debate como “superficial”. Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Moisés respondeu que os “políticos precisam falar a verdade sobre esse tema”.

Na entrevista, também ficou demonstrada a preocupação de Moisés com o equilíbrio social pós-pandemia.

A seguir, veja as principais falas de Carlos Moisés, em entrevista à Record TV e à CNN Brasil.

Menor ICMS do Brasil

“Santa Catarina tem o menor ICMS do Brasil há décadas, 25%. O preço do combustível subiu e não foi exatamente em função do impacto do ICMS. Nós entendermos que a discussão tem que ser ampliada. Toda vez que você mexe em um item do sistema tributário do Estado ou do município, você vai impactar seriamente Estados e municípios. Os municípios sofreram também com qualquer alteração.”

Reforma tributária

“Nós precisamos enfrentar a discussão de uma reforma tributária e não puxar apenas um fio, mas tratar todo problema, entender a complexidade desse problema e discutir. Nós temos posições às vezes contrárias, às vezes favoráveis. A gente percebe que as informações estão muito superficiais.

“Todo brasileiro deveria pagar menos tributo, mas todos contribuírem. Há muito que avançar. Revisão de benefícios, guerra fiscal entre os Estados. Este é um debate que precisa ser olhado na sua plenitude e não apenas um item só, que é o combustível”.

Impacto social

“Nós temos camadas mais afetadas por cada reajuste de preço. O Brasil tem que ser olhado diminuindo as desigualdades sociais, enfrentando essas crises com um debate amplo. Quando o debate termina e temos apenas opiniões é muito ruim para a democracia, para o avanço das políticas públicas do Brasil.”

“Falar a verdade é muito importante. Os políticos precisam falar a verdade sobre esse tema. E debatê-lo nas Casas legítimas, que o Congresso Nacional, a Câmara e o Senado, para que a gente possa avançar nessas políticas públicas.”

Via NDmais