A avaliação é considerada positiva, situando-se na área “grau de investimento”

O Estado de Santa Catarina recebeu rating BBB- (BBB menos) Perspectiva Estável da Fitch Ratings e da Standard & Poors, duas das mais importantes agências internacionais de classificação financeira. O rating é uma análise feita por agências financeiras sobre a capacidade de um órgão (país, Estado, município ou empresa) de saldar compromissos financeiros. A avaliação atribuída à Santa Catarina é considerada positiva, pois demonstra uma perspectiva estável, situando-se na área grau de investimento.

“Num cenário difícil para os estados, mantemos a nota em escala global, uma demonstração ao mercado de que o Estado de Santa Catarina tem a capacidade de honrar integralmente o pagamento de suas dívidas”, avalia o secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni.

O último relatório quadrimestral de gestão fiscal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) mostra que Santa Catarina é um dos estados menos endividados do País. A dívida consolidada líquida representava ao final de agosto 39,09% da receita corrente líquida (RCL), quando o limite é 200%. Para ter uma ideia, no Rio Grande do Sul o nível de endividamento era de 204,66%, no Paraná 50,77%, em São Paulo 130,12%, e no Rio de Janeiro 154%. No mesmo período, as operações de crédito de Santa Catarina corresponderam a 4,80% da RCL. O limite é 16%.

Rating – as notas conferidas por agências classificadoras de risco são instrumentos relevantes para os investidores porque se trata de uma opinião independente sobre risco de crédito da dívida. O rating foi contratado pelo governo no segundo semestre de 2012. A avaliação de risco é uma das condições para contratação de operações de crédito com organismos internacionais, o que habilita o Estado a receber financiamentos com taxas de juros muito mais atrativas que as praticadas no mercado interno.

 

Via SEFAZ/SC