fotonoticia 260623 Seminario ReformaTributaria BC15

Seminário Estadual "Os Rumos da Reforma tributária: Perspectivas e Efeitos" Foto: Bruno Collaço / Agência AL

O Sindifisco/SC promoveu, nesta segunda-feira (26), em Florianópolis, o seminário “Os Rumos da Reforma Tributária: Perspectivas e Efeitos”. Com participação de lideranças políticas, empresariais, auditores fiscais e dos deputados federais Reginaldo Lopes e Ana Paula Lima, o evento foi realizado em parceria da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Na abertura do seminário, o presidente do Sindifisco/SC, José Antônio Farenzena, afirmou que o objetivo da Reforma é simplificar a tributação. “Além de deixar mais simples e diminuir as normativas, que hoje são muitas, a ideia também é de facilitar a vida do contribuinte trazendo mais celeridade e tranquilidade na hora de declarar e recolher seus impostos”, pontuou.

Para o deputado federal e coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes, “a Reforma dará mais competitividade a toda a economia, que terá condições de exportar mais. Nossa indústria conseguirá competir melhor com os importados”, diz. Segundo Lopes, na proposta que deve ser votada nas próximas semanas na Câmara, o principal ponto é a unificação de cinco impostos sobre o consumo (IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS) no chamado Imposto sobre Valor Agregado (IVA). “Essa proposta busca o que há de melhor nas práticas internacionais. Ao todo, 174 países já usam esse modelo de IVA. Não tem mais nenhum país que cobra os impostos na origem, cobra no destino. É o que vamos fazer aqui”, afirma.

O secretário da Fazenda de Santa Catarina, Cleverson Siewert, fez uma breve exposição da “reforma catarinense” no âmbito do Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc), lançado em março deste ano. “A carga tributária no Brasil é grande, mas ainda assim não está sendo suficiente para financiar as despesas da sociedade. Um sistema que arrecada muito, mas precisa de mais eficiência, simplicidade e transparência. É para isso que estamos aqui discutindo esse processo”, avaliou Siewert.

Participaram ainda do evento o presidente da Fiesc, Mario Cezar Aguiar, o presidente da Fecomércio-SC, Hélio Dagnoni, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC), Onildo Dalbosco Junior e os deputados estaduais Marcos Vieira, Antídio Lunelli e Luciane Carminatti.

Assista na íntegra a transmissão do seminário clicando aqui.

Fotos Bruno Collaço / Agência AL

Assessoria de Comunicação Sindifisco