As vendas externas de Santa Catarina em outubro somaram US$ 638,41 milhões, o que representa uma queda de 27,88% frente ao mesmo mês do ano passado e de 4,74% em relação ao mês anterior.

No acumulado de janeiro a outubro, as exportações do Estado tiveram retração de 4,28%. Nesse mesmo período, o Brasil teve uma queda ainda maior das vendas lá fora, de 6,8%. Os dados catarinenses forma apresentados pelo Observatório da Indústria, da Fiesc.

Os principais produtos exportados por Santa Catarina este ano foram: carnes de aves, carne suína, soja, partes de motor e motores elétricos. Somente a soja teve queda de 33% frente ao mesmo período do ano passado e puxou o resultado para baixo. Os demais produtos fortes na pauta cresceram lá fora, mas em menor ritmo que em 2018.

Fatores como o menor ritmo de atividade global e a alta base de comparação do ano passado pesaram para o resultado menor este ano. As importações subiram 8,8% no acumulado do ano e somaram US$ 1,421 bilhão. O produto que registrou maior crescimento de importações foi automóvel, 25% mais.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti