Um dos eventos econômicos mais fortes do Estado, a Exposuper, feira e congresso de supermercadistas promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), abre nesta segunda-feira (18) à noite e vai até quinta-feira, na Expoville, em Joinville, com mais expositores, projeção de receita maior e mais público que na edição de 2017. O setor, que sofre menos os altos e baixos das crises econômicas, estima que no evento deste ano serão fechados negócios que somarão receita de R$ 450 milhões, 12,5% mais do que os R$ 400 milhões estimados para a edição do ano passado. O número de expositores supera 250, enquanto em 2017 eram pouco mais de 200, e o público estimado é de 35 mil pessoas, contra 30 mil na edição anterior.

A economia brasileira registra retomada tímida, mas o setor supermercadista, tanto catarinense quanto nacional, estima crescimento real de vendas de 3% para este ano, mesmo após o impacto da paralisação dos caminhoneiros. Como as pessoas não estão fazendo grandes dívidas devido à instabilidade política, podem consumir mais nos supermercados.

O termômetro de vendas, calculado pela Acats, apresenta números mais tímidos do que os das pesquisas mensais do IBGE. O dado do termômetro aponta para o período de janeiro a abril queda de 1,8% devido ao descompasso da Páscoa, que teve vendas em março enquanto no ano passado foi em abril. Mas a pesquisa mensal do comércio do IBGE mostra que o setor, em SC, cresceu 15% no primeiro quadrimestre frente aos mesmos meses do ano passado e 6,4% em abril na comparação com o mesmo período de 2017, o que indica uma retomada consistente.

Segundo o presidente da Acats, Paulo Cesar Lopes, a Exposuper, além de gerar oportunidade de negócios entre supermercadistas e fornecedores, conta com mais de 40 palestras que permitirão atualização sobre gestão, tecnologias e inovações ao setor.  Melhores estandes

Um ponto alto da Exposuper são os belos estandes repletos de lançamentos de alimentos. Por isso, uma novidade deste ano será uma premiação aos melhores. A seleção para as categorias grande, pequeno e médio será feita em parceria com a Popai Brasil consultoria.    Atenção à saúde

Os supermercados vendem principalmente alimentos, mas os gestores do setor estão atentos à importância da boa forma e atividade física. Por isso uma palestra de amanhã vai abordar o tema. A consultora de saúde Claudia de Souza Santos falará sobre atividade física, alimentação saudável e saúde emocional. E na quarta-feira o nadador olímpico Fernando Scherer fará palestra magna sobre superação de desafios.

Via Nsctotal – Coluna Estela Benetti