florianopolis bluestar silicone 20160822 1617619505

Convite foi entregue pelo presidente da empresa nesta segunda-feira, 22. Empresa está se transferindo de Santo André (SP) para Joinville

O governador Raimundo Colombo recebeu nesta segunda-feira, 22, em Florianópolis, o convite oficial para a inauguração da fábrica da Bluestar Silicones, que ocorrerá no próximo dia 15 de setembro, em Joinville. A unidade será instalada no condomínio empresarial Perini Business Park e Colombo já confirmou presença no evento.

O convite foi entregue pelo presidente da empresa no Brasil, Lucas Freire, que visitou o governador acompanhado da diretora operacional da unidade de SC, Clarice Carvalho Rodrigues, e do presidente do Perini Business Park, Jonas Tilp.

Para o governador Colombo, a instalação da empresa em Santa Catarina é mais uma conquista do Estado na geração de empregos e uma demonstração de que o governo catarinense está no caminho certo ao não aumentar impostos estaduais.

“Diante da queda generalizada da arrecadação em todo o país, poucos estados conseguiram não aumentar impostos. A maioria optou pelo caminho contrário e já fez reajustes. Mas não aumentar os impostos em Santa Catarina é uma decisão estratégica acertada, resultado de um esforço muito grande. E a vinda de novas empresas como a Bluestar comprova isso, ficamos muito contentes com mais esta conquista para SC”, avaliou o governador.

A Bluestar manterá sua sede administrativa em São Paulo, mas fechou a unidade fabril na cidade paulista de Santo André para transferir a produção para Joinville. O protocolo de intenções com o Governo de Santa Catarina para o investimento foi assinado há dois anos. Como fatores que influenciaram a decisão, o presidente da empresa no Brasil, Lucas Freire, elogiou a infraestrutura logística de Santa Catarina, especialmente a portuária, e a qualidade da mão de obra catarinense, ressaltando que o setor químico gera vagas que exigem maior qualificação e, para tanto, também remunera melhor. “Estamos extremamente contentes com a nossa escolha”, afirmou.

Com mais de 60 anos de história, a empresa é de origem francesa, mas hoje tem capital chinês aplicado na multinacional. Fabricante de silicone em diferentes formatos, atende setores diversificados como construção, indústria automotiva, indústria química e de cosméticos, entre outros.

O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, e o consultor da secretaria, Marcelo Trevisani, também acompanharam a reunião. “Santa Catarina é um dos estados mais estados mais competitivos do país na atração de investimentos e a vinda dessa empresa de São Paulo para Santa Catarina é a demonstração disso. A Bluestar é a maior empresa de silicones do mundo”, destacou Carlos Adauto.

Via SEFAZ/SC