A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) vai lançar na segunda-feira o Índice de Performance Econômica das Regiões de Santa Catarina (Iper-SC). O documento se ampara em dados de diferentes elementos constitutivos da situação da economia.

A metodologia utilizada considera informações variadas, como os níveis de emprego na indústria, na construção civil, no setor de comércio e serviços e no agronegócio. O trabalho, coordenado pelo economista Leonardo Alonso Rodrigues, analisará ainda as operações de crédito, o financiamento imobiliário, depósitos à vista, depósitos em poupança, a rota de veículos, o consumo de energia elétrica e as exportações e as importações.

Os dados preliminares apontam para crescimento de 5% a 7% no período de janeiro a setembro de 2018 na comparação com o mesmo período de 2017. O índice referente a todo o ano passado ainda depende de informações oficiais relativas ao consumo de energia elétrica e de movimentação financeira.

As fontes de dados são todas oficiais e têm atualização mensal ou trimestral. O objetivo é auxiliar empresas e o setor público a fazer seu planejamento e tomada de decisões. O Iper também permitirá o acompanhamento e monitoramento da evolução, ou involução, da economia local e regional, além de ajudar na análise de impactos sobre investimentos e seus resultados práticos.

Também na segunda-feira a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina participará de reunião com lideranças empresariais. Vão participar do encontro o secretário Lucas Esmeraldino e equipe, com presidentes e representantes das sete entidades mais importantes da iniciativa privada: Fiesc, FCDL, Fecomércio, Fampesc, Facisc, Fetrancesc e Faesc. A pauta vai girar em torno de ideias para a expansão e competitividade catarinenses.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz